Música para crianças: o que há de bom para elas ouvirem hoje?


Isabel Malzoni
por: Isabel Malzoni

criança_música_intrumentomusical

O contato com a música pode ser estimulado pelo simples prazer de curti-la (Foto: 123RF)

Entre as tantas coisas que as crianças têm a descobrir no começo da vida, uma das mais lindas e importantes é a música. Além de ser uma forma de arte que toca a todos, sempre, ela é capaz de envolver os pequenos desde a vida intrauterina. Nada como uma boa música para acalmar um bebê que chora, para fazer dormir o que reluta contra o sono e para fazer dançar os maiorzinhos. São inúmeros os estudos que apontam a importância da música no desenvolvimento das crianças, que pode auxiliar na alfabetização e desenvolver raciocínio lógico e criatividade. Mas, antes de tudo, o contato com a música pode e deve ser estimulado “pelo simples prazer de curtir a música. Com leveza e curiosidade”, acredita a musicista Giovanna Vanessa Puerto Carlin, que tem um lindo trabalho musical para crianças envolvendo o cancioneiro infantil brasileiro.
“Ao mostrar um repertório musical de qualidade para as crianças, damos a elas a chance de fazerem descobertas e de se apaixonar por diversas músicas. Crianças gostam de música boa tanto quanto nós. Não precisa ser óbvio, estridente. ‘Infantil’ não significa ‘bobo’”, completa Giovanna, que já apresentou os Beatles, Rolling Stones, Elis Regina, Luiz Gonzaga e até AC/DC para sua filha de 3 anos. Está na dúvida do que mostrar para seus filhos? Siga as dicas da Giovanna e, abaixo, uma lista de bandas e espetáculos musicais infantis que são tiro certeiro:

• Na dúvida, fique com os clássicos, ou seja, o que já está por aqui há bastante tempo. E não estou me referindo à música erudita apenas, mas o que já foi consagrado, seja rock, jazz ou MPB;
• A variedade é importante para não “engessar” o gosto da criança;
• Apresente as músicas de maneira leve, lúdica e divertida. Não adianta forçar a criança a curtir música erudita só porque seria bom para o raciocínio. A pressão não costuma funcionar;
• Não é porque é infantil que precisa ser carregado. Se a música dói os seus ouvidos, certamente não é boa para o seu filho também.

O melhor da música infantil brasileira hoje

Palavra Cantada
Há 20 anos, a dupla Paulo Tatit e Sandra Peres se destaca como referência de música boa para crianças. Eles já tem 16 CDs e 8 DVDs, com parlendas, cantigas de roda, canções de ninar, brincadeiras musicais e músicas próprias. É ainda uma importante influência de dois grupos mais novos, o Tiquequê e Grupo Triii, que fazem muito sucesso atualmente.

Tiquequê
O grupo, formado em 2001, tem na composição duas sobrinhas do Paulo Tatit, Bel e Diana, e dois músicos. Eles misturam teatro, “cantação” de histórias e música e tem um resultado muito envolvente.

Grupo Triii
Os shows do Triii reúnem músicas e brincadeiras, com um repertório autoral e da cultura popular brasileira, com a proposta de interagir com crianças e familiares através da música, de forma divertida e sempre muito criativa.

Crianceiras
Esse projeto do músico Márcio de Camillo, de Campo Grande, consistiu em musicar alguns poemas de Manoel de Barros. E transformou-se num lindo espetáculo, que conta também com animações feitas pela filha do poeta e segue se apresentando pelo Brasil todo, sendo recebido com entusiasmo pelas crianças. As músicas podem ser encontradas em CD de mesmo nome. Agora tem um novo Crianceiras, baseado na obra de Mario Quintana.

Brasileirinhos – músicas para os bichos do Brasil
CD de músicas de Paulo Bira e que conta com as participações de Zeca Baleiro, Suzana Salles, Paulo Tatit e mais. Cada uma das faixas é dedicada a um bicho bem brasileiro, e tem melodia idem.

  • Isabel Malzoni

    É jornalista e sócia da Editora Caixote, que publica livros infantis interativos, como Pequenos Grandes Contos de Verdade, finalista do Prêmio Jabuti. Mãe de Diego, divide-se entre os cuidados com o bebê, descobertas culinárias e muitos, muitos textos Isabel Malzoni é

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)