Portugal com criança pequena, adoramos!


Rafaela Donini
por: Rafaela Donini
Mãe da Donatella empresária de moda infantil e diretora do Primi Stilli

Nós duas no jardim do Restaurante Atalho, que não tem estrutura kids, mas recebe muito bem crianças (foto: arquivo pessoal)

Recentemente levamos nossa filha, Donatella, que fez dois anos no final de agosto, para uma viagem de uma semana a Portugal. Adoramos a experiência! Para os pais que têm um pouco de receio de enfrentar longas viagens com bebês, o país oferece a vantagem da língua, que facilita o dia a dia e o entendimento das informações. Lisboa é uma cidade encantadora do ponto de vista histórico – e nos surpreendeu positivamente na oferta de passeios para toda a família.  

            Em primeiro lugar porque, como é comum na Europa, a cidade exibe grandes e lindos parques verdes onde as pessoas fazem piqueniques e brincam livremente. Os moradores cuidam muito de suas áreas públicas: além dos belos jardins, os playgrounds são bem equipados e muito lúdicos. Crianças de todas as idades aproveitam esses espaços, especialmente no verão, época que escolhemos para curtir a cidade (com muito boné e filtro solar, pois as temperaturas chegavam facilmente aos 40 graus no início da tarde).

 

Eu e Donatella passeando pelo Cais do Sodré, em Lisboa (foto: arquivo pessoal)

            Quem já viajou para a Europa com os filhos percebe uma diferença no estilo de vida que também existe em Portugal. Por lá, não se cultiva a cultura do “kids friendly”. Explico. As crianças são super bem-vindas nos lugares – mas isso não exige que se ofereça uma estrutura específica para elas. A maioria dos restaurantes, por exemplo, não tem menu kids ou espaço kids. Os pequenos comem o que há no cardápio geral e aproveitam o ambiente.

Muitas vezes, achamos que só podemos levar crianças onde há estrutura específica para elas, e isso não é mandatório para que o passeio seja aproveitado por todos. Mesmo com apenas dois anos e um entendimento das informações proporcional à idade, a Donatella adorou o Pavilhão do Conhecimento (super indico), totalmente dedicado a curiosidades e experimentos da ciência. Nos finais de semana, diferentes oficinas interativas (até de culinária) tornam o passeio ainda mais interessante. Outro local imperdível é o Oceanário de Lisboa, eleito pelo Trip Advisor como o melhor do mundo! Filhotes de tubarões, peixes ornamentais, florestas submersas e visitas guiadas pelo mundo aquático entretêm a família toda.

Quando pensar em uma viagem para o Exterior com a família, coloque Lisboa no seu radar J

Um beijo e até a próxima!

 

  • Rafaela Donini

    Mãe da Donatella, dedica-se há mais de uma década ao mundo da moda como empresária, no marketing de coleções infantis. Dirige o portal Primi Stili, que tem curadoria de dicas e experiências contemporâneas para a infância

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)