Rachou? Ressecou? Como manter sua pele a salvo no outono


Dra. Carla Bortoloto
por: Dra. Carla Bortoloto
Médica especializada em dermatologia clínica e cirúrgica
 

Pele mais seca e avermelhada, além lábios que teimam em rachar são comuns nessa época. Mas dá para amenizar esses problemas com alguns hábitos simples (foto: 123TRF)

Chegamos ao meio do outono. Preferida por muitos, a estação – com seu clima mais frio e seco – requer atenção especial quando o assunto é cuidar da pele.  Aqui vão alguns cuidados fáceis de adotar na sua rotina:

Abuse do hidratante A vilã do período é a baixa umidade do ar, que leva a um maior ressecamento da pele e pode causar problemas, como dermatite atípica (vermelhidão, prurido e descamação).  Para reverter o quadro, redobre os cuidados com a hidratação de todo o corpo, investindo em cremes com alto poder emoliente!

Coloque o lip balm na bolsa! O mesmo vale para os lábios, que costumam sofrer com lesões e rachaduras nesses dias. Por isso, vale ter sempre à mão um lip balm, que deve ser aplicado várias vezes ao dia. E evite puxar as pelinhas soltas, pois isso pode ferir ainda mais a região.

Mantenha o protetor solar diário A proteção solar também não deve ser esquecida, até em dias nublados. Para manter sua pele a salvo dos raios UVA e UVB, invista em produtos com FPS 30, no mínimo.

Evite aquele banho quente demais E mesmo nos dias mais frios fuja dos banhos muito quentes e demorados, que podem ressecar ainda mais a pele. Atenção também ao uso exagerado do sabonete (principalmente os muito alcalinos) e da bucha. Eles podem remover a proteção da pele, prejudicando-a ainda mais.

No fim do dia, demaquilante sempre 😉 Por fim, não deixe de higienizar o rosto antes de dormir. As impurezas acumuladas na pele ao longo do dia, podem comprometer sua saúde e hidratação natural. Prefira demaquilantes livres de álcool e sabonetes líquidos ou em mousse, com pH neutro. E a aplicação de hidratante pela manhã e à noite é obrigatória!  Para a pele seca, os produtos em creme garantem maior hidratação. Já para as mistas e oleosas, versões em sérum são melhores, por apresentar textura mais leve.

 

  • Dra. Carla Bortoloto

    Médica especializada em dermatologia clínica e cirúrgica, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC), ela acredita no papel fundamental das mães em passar aos filhos a importância dos cuidados com a pele, cabelo e unhas

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)