Siga itmae
facebook
twitter
rss
instagram
youtube
pinterest
Participe do itmãe
facebook
twitter
rss

Operação barriga chapada de volta

Publicado em 09.04.2013 | por

Além de querer que o peso na balança retorne ao que era antes da gravidez, toda mãe que acaba de ter bebê não vê a hora de a barriga voltar ao normal.

Para ajudar você nessa missão “barriga para dentro”,  vou passar uma série de “exercícios abdominais seguros”, que são ideais para os primeiros meses do pós-parto – ou até mesmo para aquelas mães que já tiveram bebê há algum tempo, mas sentem que sua musculatura não retornou ainda ao que era. Essa primeira etapa rumo à barriga ideal,  deve ser feita com calma e exercícios diferenciados. Afinal os músculos dessa região passaram por grandes mudanças nos nove meses da gravidez. Nada de sair fazendo 500 abdominais tradicionais! É preciso respeitar o músculo que está fragilizado. Os abdominais tradicionais não devem ser realizados até a recuperação da força e fechamento da diástase.

Por que a barriga muda tanto e não volta facilmente depois do parto? Porque os músculos da região abdominal sofreram um grande alongamento e se abriram, formando o que se chama de diástase abdominal. Trata-se de um afastamento natural que dá espaço para que o bebê cresça e a barriga projete para frente. Além da questão muscular, também se acumula aí a gordurinha – quem ganha muito peso durante a gestação tem mais dificuldade de se livrar dela depois.

Os exercícios abdominaisa seguir, terão a função de ajudar na recuperação da musculatura. Sua barriga vai recuperar  força e tonicidade. Mas não espere ter a barriga de volta apenas com eles. É um mito achar que exercício abdominal fará emagrecer. Para perder gordura, é preciso controlar a alimentação de uma forma saudável e fazer  exercícios aeróbicos. Seu médico pode indicar qual é o cardápio mais adequado para a fase de amamentação. Também espere que ele a libere para fazer tanto um treino aeróbico quanto a série de exercícios.

Bom treino!

Gizele Monteiro

Para saber mais sobre boa forma no gravidez e no pós-parto, entre no site: www.metodomaisvida.com.br/gestantes/

 

Abdominais do treinamento funcional – super modernos e seguros para o momento de recuperação do pós-parto

 

Exercício 1 – recuperando o controle da contração abdominal

Sentada em uma bola suíça* ou cadeira – *só usar a bola se já tiver experiência com esse tipo de material. O exercício realizado na cadeira também é muito eficiente.

Coloque o tronco em postura ereta com a coluna toda alinhada. Faça uma contração abdominal com o movimento simples de encolher o abdômen. Expire (solte o ar) cada vez que encolher a barriga e inspire (puxe o ar) cada vez que relaxar. Faça 5 movimentos, descanse por 15 segundos e faça mais 5 movimentos.

Importante: Não bloqueie a respiração em nenhum momento do exercício!

 

 

Exercício 2 – intensificando o controle do abdomen

Sentada em uma bola suíça* ou cadeira – *só usar a bola se já tiver experiência com esse tipo de material. O exercício realizado na cadeira também é muito eficiente.

Sente-se em postura ereta, semelhante ao exercício anterior.

Após conseguir realizar as contrações do exercício anterior, mantenha a contração do músculo abdominal por 10 segundos – sem bloquear o ar. Inspire e expire durante o tempo todo de contração. Ao mesmo tempo em que mantiver a contração, eleve um dos pés do solo, mantendo o joelho estendido e a perna na linha do quadril.

Descanse por 15 segundos. Faça uma vez cada lado.

 

Exercício 3 – intensificando o controle do abdômen aumentando o grau de dificuldade

Sentada em uma bola suíça* ou cadeira – *só usar a bola se já tiver experiência com esse tipo de material. O exercício realizado na cadeira também é muito eficiente.

Sente-se em postura ereta, semelhante aos exercícios anteriores.

Após conseguir realizar as contrações do exercício anterior, mantenha a contração do músculo abdominal por 10 segundos – sem bloquear o ar. Ao mesmo tempo em que mantiver a contração, eleve um dos pés do solo, mantendo o joelho estendido e a perna na linha do quadril. Juntamente com a perna elevada, projete os 2 braços estendidos à frente.

Expire e inspire durante toda a contração. Descanse por 15 segundos. Faça uma vez com cada perna.

 

Gostou do post?

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

Tags:, , ,
Você também pode gostar de:
Foto: Reprodução/Instagram

Como lidar com a queda de cabelo no pós-parto

Cremes para estria

Como evitar e tratar as estrias na gravidez e pós-parto

Looks pós-parto

Looks lindos para sair da maternidade

Quem faz
Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

Mestra-professora e diretora do Método Mais Vida Gestantes. Fala sobre bem-estar e controle de peso no canal Personal It Mãe

Nossa seleção especial está aqui!
Encontre produtos, serviços e espaços indicados pelo It Mãe!

Clube It Mãe

Deixe seu e-mail e fique por dentro das novidades!

TV It Mãe

Fique por dentro de tudo o que acontece aqui!

    • Dê Mais Brincadeira Para Seu Filho
    • Daniela Foloni - Filhos Motor do seu Sucesso
Conheça o canal do IT Mãe no Youtube

itmãe 2014 - Todos os direitos rervados

fechar

Fique por dentro das novidades do It Mãe

Cadastre seu e-mail abaixo e receba tudo o que acontece
no site em primeira mão!