Sem cara de cansada nas festas


Dra. Carla Bortoloto
por: Dra. Carla Bortoloto
Médica especializada em dermatologia clínica e cirúrgica
Para dar aquele up no seu rosto: existem tratamentos capazes de estimular a produção de colágeno, mantendo a firmeza da pele e retardando o envelhecimento (foto: Crayon Stock)
 
De repente você olha no espelho e percebe que seu rosto está com uma aparência cansada.  Após os 25 anos, infelizmente, a produção de colágeno (proteína encontrada na derme – segunda camada da pele – responsável por conferir firmeza a pele) diminui naturalmente, tornando a face mais sujeita as linhas de expressão e a flacidez.
Mas a idade não é a única vilã nesse assunto. Fatores genéticos, estresse, tabagismo, menopausa, padrões de sono, exposição ao sol e agressões ambientais, também podem contribuir negativamente para isso.
A boa notícia é que existem tratamentos capazes de estimular a produção de colágeno, mantendo a firmeza da pele e retardando o envelhecimento. Abaixo cito alguns deles:
 
Microagulhamento
O tratamento utiliza um roller com microagulhas (mais finas que um fio de cabelo!) para estimular a produção de colágeno.  Após a pele ser higienizada e receber um anestésico o roller é deslizado sobre a pele, induzindo um processo de cicatrização. O procedimento pode aumentar em até 400 vezes a quantidade de colágeno. Além disso, os inúmeros microfurinhos produzidos permitem que ativos aplicados sobre a pele tenham máxima absorção. É a técnica que chamamos de drug delivery.
 
Preenchimento com ácido polilático
Outra técnica para quem “não teme agulhas” é o preenchimento com ácido polilático. Trata-se de um bioestimulador de colágeno que, aplicado em diferentes pontos do rosto (em uma mesma sessão), devolve a firmeza e contorno da face.
 
Fotomoculação (LED)
A luz vermelha emitida pelo aparelho penetra diretamente nos tecidos, chegando às células. O feixe de luz aquece os fibroblastos, estimulando o aumento da produção de colágeno e elastina, além de inibir a as enzimas que destroem as fibras da proteína já existentes na pele.
 
Radiofrêquencia
Nessa técnica, o calor produzido pelas ondas da radiofrequência atinge a derme, estimulando a produção de colágeno e melhorando a flacidez.
 
Luz Intensa Pulsada   
Flashs de luz com comprimentos de ondas específicos para atingir diferentes camadas da pele, geram calor, promovendo o aumento progressivo das fibras de colágeno.  Resultado: um rosto firme, delineado e jovial.
 
Peelings químicos
Peelings químicos são outra opção para recuperar a firmeza da pele. O peeling com ácido tricloroacético, por exemplo, promove uma renovação profunda da pele, estimulando a produção de colágeno e garantindo um rosto mais tonificado e livre de ruguinhas.
 
 
  • Dra. Carla Bortoloto

    Médica especializada em dermatologia clínica e cirúrgica, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC), ela acredita no papel fundamental das mães em passar aos filhos a importância dos cuidados com a pele, cabelo e unhas

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)