Rosto avermelhado? Pode ser rosácea


Dra. Carla Bortoloto
por: Dra. Carla Bortoloto
Médica especializada em dermatologia clínica e cirúrgica
A rosácea pode ter diferentes graus, desde um rosado na região malar bilateral – área que se estende a partir da asa do nariz – até lesões bem avermelhadas e inflamadas, nos casos mais severos (foto: Free Images)
 
 
Basta haver uma mudança brusca de temperatura – muito frio ou muito calor – para o rosto se tornar avermelhado, inchado, com vasinhos aparentes, nódulos e lesões inflamadas. Trata-se da rosácea, doença inflamatória crônica que acomete principalmente mulheres (mas pode surgir nos homens também), entre 30 e 40 anos.
         Sem causa conhecida, mas com um fator genético hereditário presente, o problema pode ter diferentes graus, desde um rosado na região malar bilateral (área que se estende a partir da asa do nariz) até lesões bem avermelhadas e inflamadas, nos casos mais severos. Daí a importância em estar sempre atenta aos primeiros sintomas: calor e ardência na face, além de um rosado persistente.
         Também é primordial evitar os fatores que podem agravar o quadro, como a exposição ao frio ou calor (e ao sol) em excesso, estresse, o uso de alguns cosméticos, e até alimentos, como café, chá, bebidas alcoólicas e condimentos.  
         O tratamento pode ser feito com a prescrição de medicamentos de uso oral e tópico, para impedir o processo inflamatório da pele. A luz pulsada intensa também pode ser aplicada para reduzir os sintomas.
         Vale lembrar que a rosácea é uma doença que pode apresentar recaídas periódicas, por isso deve-se investir nos cuidados com a pele, mantendo-a higienizada e aplicando protetor solar oil-free diariamente. A maquiagem pode ser utilizada, desde que hipoalergênica, não comedogênica e retirada o mais breve possível.  
  • Dra. Carla Bortoloto

    Médica especializada em dermatologia clínica e cirúrgica, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC), ela acredita no papel fundamental das mães em passar aos filhos a importância dos cuidados com a pele, cabelo e unhas

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)