Siga itmae
facebook
twitter
rss
instagram
youtube
pinterest
Participe do itmãe
facebook
twitter
rss

GUIA IT MÃE - Produtos, serviços e lugares selecionados que a gente indica! CLIQUE AQUI >>

Quantos quilos você pode ganhar na gravidez?

Publicado em 05.03.2013 | por

É muito comum a gestante ouvir que deve ganhar em torno de 12 quilos durante gestação ou, ainda, que deve ganhar em torno de 1 quilo por mês. Mas será que isso funciona para todas?

E aquela mulher que estava acima do peso quando engravidou? Ou ainda aquela que sempre foi muito magrinha? Elas devem ganhar o mesmo peso?

Além dessa individualidade quanto ao peso pré-gestacional, existem muitos fatores que fazem com que uma grávida ganhe peso de forma (e quantidade) diferente das outras. Existe aquela que ,desde o início da gravidez, sente uma fome devastadora e acabe ganhando ganhe muito peso em uma fase que não precisaria (conforme a tabela abaixo), pois o ganho de peso no primeiro trimestre não precisa ser grande.

Há outras gestantes que não ganham nada no primeiro trimestre e depois aumentam muito no segundo. Essas acabam tendo de fazer um controle alimentar mais rigoroso no terceiro trimestre. Isso é comum acontecer com mulheres que apresentam hiperêmese gravídica, isto é, vomitam muito no primeiro trimestre.

Seja qual for o motivo da vontade de comer em excesso – hormônios da gravidez, stress ou ansiedade – sempre há tempo para controlar o ganho de peso e mantê-lo em níveis saudáveis. Como você verá a seguir, segundo as novas diretrizes que têm sido indicadas pelo Ministério da Saúde, o ganho de peso varia de acordo com o IMC (Índice de Massa Corporal) da mulher.

GANHO DE PESO RECOMENDADO (EM KG) PARA A MÃE DURANTE A GESTAÇÃO DE ACORDO COM IMC

Estado nutricional antes da gestação (IMC)

Ganho de peso total no 1 trimestre (kg)

Ganho de peso por semana no segundo e terceiro trimestre (kg)

Ganho de peso durante a gestação (kg)

Mães de baixo peso

(IMC até 18,5kg/m2)

2,3kg

0,5kg

12,5 – 18,0kg

Mães com peso adequado

(IMC até 18,5 até 24,9kg/m2)

1,6kg

0,4kg

11,5 – 16,0kg

Mães com sobrepeso

(IMC até 25 até 29,9kg/m2)

0,9kg

0,3kg

7,0 – 11,5kg

Mães com obesidade

(IMC acima de 30kg/m2)

0 kg

0,3kg

7,0kg

Fonte: Ministério da Saúde

IMC – Índice de Massa Corporal

 

Vou dar alguns exemplos para você entender como deve ser o ganho de peso e como o quadro acima funciona:

 

Exemplo 1 – Gestante que mede 1,65m de altura e pesa 50 quilos – se realizar o cálculo de IMC ela estará dentro da faixa de mães de baixo peso – 18,37kg/m2. A gestante com baixo peso (extremamente magras) é considerada de risco se não ganhar peso adequado. Mas isso não significa que ela deva chegar o peso máximo – 18 quilos – isso dependerá do nível em que se encaixa no baixo peso. Para ter o acompanhamento ideal, um nutricionista junto ao médico, devem acompanhar a evolução do bem-estar.

 

Independente no nível de IMC que se encontra, é fato que gestantes que ganham muito peso, além de se sentirem mais cansadas e indispostas, apresentam mais dores. Isso se deve ao fato do corpo ter que fazer grande esforço para tarefas simples, sendo que toda a sua musculatura e coluna não estão preparados para tal esforço. Além disso, aumenta-se o fator de risco para o aparecimento de diabetes e hipertensão gestacional. Portanto não é porque ela é magra que deve ganhar peso excessivo.

 

Exemplo 2 – A mesma gestante que mede 1,65m, mas agora pesa 70 quilos – seu cálculo de IMC a coloca agora em mães com sobrepeso – 26, 45kg/m2. Pelo quadro de IMC ela deveria ganhar entre 7 e 11,5 kilos.

Hoje, pelo grande risco que a obesidade oferece para a mãe e o bebê, entidades internacionais já falam em gestantes obesas não ganharem peso. MAS, tudo isso deve ser feito com extremo rigor e controle de um nutricionista e médico, pois a alimentação durante a gravidez não é apenas para o ganho de peso da mãe, mas também do bebê. Por isso DIETAS não devem ser realizadas durante a gestação, principalmente essas que aparecem na mídia, seja da lua, do sol, da sopa e tantos nomes e modismos que possam aparecer.

A alimentação durante a gravidez é coisa séria, deve ser saudável e controlada”.

Para o melhor controle do ganho de peso, insira também exercícios em sua gestação, essa dupla alimentação saudável e exercícios darão a você uma grande disposição e um estilo de vida saudável.

Procure um profissional qualificado para mais informações.

Para consulta:

Quer saber o seu IMC? Use o peso pré-gestacional e consulte o site: http://www.calculoimc.com.br/

Um beijo e ótima gravidez!

Gizele Monteiro

Diretora do Método Mais Vida Gestantes

Siga a gente no Instagram: @itmae

Gostou do post?

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

Tags:, , , , , , ,
Você também pode gostar de:

Trombofilia na gestação. O que fazer?

Festa de 1 ano: 3 dicas para escolher o SEU look

Rosto avermelhado? Pode ser rosácea

Quem faz
Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

Mestra-professora e diretora do Método Mais Vida Gestantes. Fala sobre bem-estar e controle de peso no canal Personal It Mãe

Nossa seleção especial está aqui!
Encontre produtos, serviços e espaços indicados pelo It Mãe!

Clube It Mãe

Deixe seu e-mail e fique por dentro das novidades!

itmãe 2017 - Todos os direitos rervados