Dossiê do protetor solar


Dra. Carla Bortoloto
por: Dra. Carla Bortoloto

mulher_sol_praia

Na praia ou na cidade, o protetor solar é essencial para prevenir manchas, rugas e câncer de pele (Foto: Freeimages)

Indispensável para manter a saúde e a beleza da pele, o protetor solar é item obrigatório no nécessaire tanto das mães quando dos pequenos. Entretanto, na hora de escolher um filtro para “chamar de seu”, sobram dúvidas e alternativas nas prateleiras! A seguir, dou algumas dicas sobre o que levar em conta para encontrar a melhor opção do produto para você. Fique atenta ao rótulo!

Proteção UVA e UVB

Os raios ultravioletas (UV) emitidos pelo sol são divididos em dois tipos: UVA (atingem as camadas mais profundas da pele e são responsáveis pelo bronzeamento, manchas e rugas, entre outros danos) e UVB (agem nas camadas mais superficiais da pele, provocando vermelhidão e queimaduras). Para bloquear essas duas radiações, o filtro solar deve oferecer proteção física e química. Assim, filtram os raios UV (processo químico) e também refletem estes raios (processo físico).

Você é clara ou morena?

Levar em conta a tonalidade da pele é essencial para escolher o fator de proteção (FPS) correto do produto. Para pele claríssima e clara, o filtro deve ter FPS entre 30 e 60.  Já quem tem pele morena ou negra, deve optar pelo fator de proteção 30.

O seu tipo de pele

Seca, mista, oleosa… Saber seu tipo de pele também é importantíssimo para decidir a textura do protetor solar e, claro, garantir a saúde da pele. Produtos em mousse ou creme são ideais para peles sensíveis, secas e maduras.  Já quem possui pele oleosa, mistas ou acneica, deve escolher gel creme ou séruns, sempre livre de óleo (oil free).  E os produtos em aerosol são indicados para áreas com pelos, como o couro cabeludo.

Praia X cidade

Pode até parecer que não vai ter diferença, mas escolher o fator de proteção de acordo com o local onde mora ou passará as férias previne manchas, envelhecimento precoce e até câncer de pele. Na cidade, o ideal é usar protetor com FPS 30, mesmo em dias nublados.

Já para a praia, opte por um bloqueador solar com fator mínimo 40. Prefira, ainda, as opções resistentes à água. Isso porque no mar, o sal presente na água age como uma lupa, concentrando os raios solares e facilitando a queima da pele. Além disso, a radiação solar pode ultrapassar até 1 metro de profundidade.

Lábios e cabelos protegidos

Os lábios também não devem ser esquecidos. Tenha sempre à mão um protetor labial com fator de proteção no mínimo 30. O produto deve ser reaplicado sempre que sentir os lábios secos ou a cada 2 horas se estiver na praia. A exposição excessiva ao sol também danifica os cabelos. A cutícula (parte externa do fio) fica aberta e desidratada, tornando as mechas mais suscetíveis a quebras e cheias de pontas duplas. Para manter os cabelos bonitos e saudáveis durante o verão, vale investir em protetores específicos para o cabelo, em creme ou spray.

Benefícios extras

Quem busca praticidade no dia a dia e quiser “pular” a etapa da base no make, pode optar por um protetor solar com cor (existem vários no mercado). Outra opção é investir em produtos multifuncionais, como os BB Cream, CC Cream e Blur com proteção solar. Além de manter a pele a salva da radiação, eles ainda hidratam e uniformizam a cor da pele, controlam a oleosidade e encobrem imperfeições. Mas, olho na embalagem! Para atuar realmente como filtro solar, o produto deve ter FPS 30, no mínimo.

Agora que você já sabe o que mais combina com sua pele e estilo de vida, uma última dica: para que a proteção seja mais efetiva, nada de economizar no filtro solar! O ideal é aplicar 2 mg de protetor por cm² (dois feijões no rosto, dois no pescoço, um em cada mão e em cada pé, uma colher de chá nas pernas, outra nas coxas, mais uma no tronco e uma nos braços). Espalhe em todo o corpo e espere sempre 30 minutos antes de se expor ao sol. Bom verão!

  • Dra. Carla Bortoloto

    Médica especializada em dermatologia clínica e cirúrgica, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC), ela acredita no papel fundamental das mães em passar aos filhos a importância dos cuidados com a pele, cabelo e unhas

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)