Não deu tempo de ir à manicure? Resolva aqui


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe

A gente se cobra muito para estar com as unhas em dia. Parece até que existe o índice da unha feita: passar muito tempo sem pintar é sinal de que está faltando tempo para cuidar de si mesma. Mas, cá pra nós, não dá para se estressar com isso! Com a rotina de mãe, nem sempre é possível cumprir as visitas rigorosas à manicure e… tudo bem quando isso acontece. Agora, é claro que existem dicas de beleza para manter as unhas em ordem mesmo longe do salão. Separamos aqui truques indispensáveis, rápidos e fáceis (porque você não tem muito tempo a perder) para fazer a manutenção das unhas em casa. Deu tempo de ir à manicure? Tem também tem dicas para fazer seu esmalte durar mais.

Retirar o esmalte velho e lixar
Use um removedor de esmaltes e lixe com cuidados, sempre no mesmo sentido para não quebrar as unhas. Preste atenção para que todas fiquem com o mesmo formato e se precisar diminuir o tamanho, apele para um cortador. Vá com calma se usar uma lixa de brilho e polimento – muito usada, elas podem retirar a proteção das unhas. Além da versão tradicional  de acetona líquida, existem  versões superpráticas para tirar o esmalte, como os pads (lencinhos) e as esponjinhas umedecidas, que vêm dentro de potes e basta inserir o dedo e girá-lo para a cor sair totalmente.

Cremes para hidratar as mãos e amolecer as cutículas
Está sem esmalte? Hidratar as mãos, unhas e cutículas vai deixá-las mais bonitas. E as cutículas  ficarão mais fininhas e maleáveis. Com as unhas feitas, esses creminhos evitam o descascamento. Use duas ou três vezes por dia e em pouco mais de um mês já dá para notar a diferença.

Quer fazer a mão em casa como profissional?
Para tirar as cutículas em casa, escolha um alicate bom, mas que não seja tão afiado quanto ao do salão. “Ele pode machucar quem não tem muita experiência”, explica a nail expert Maria de Dolores. Coloque as mãos de molho na água morna e, em seguida, aplique um creme emoliente – cubra-o com um pedacinho de algodão molhado e deixe por alguns minutos. Empurre a cutícula começando pela lateral e remova apenas o que levantar, bem devagar e delicadamente.

Faça uma mão de cada vez (pintar, limpar e aplicar base). Assim o esmalte já estará seco quando você começar a fazer a outra sequência. O palito ideal deve ter a ponta afiada o suficiente para limpar os cantinhos. Lembre-se de usar sem pouco algodão para não borrar os esmaltes. Pouca prática na hora de pintar? Então prefira esmaltes claros, mais fáceis de aplicar e não sujam tanto (veja algumas cores da moda na galeria abaixo). Depois da base, use óleo secante. O produto também realça a cor e nivela a porosidade. Para evitar as benditas bolinhas, coloque os dedos na água fria assim que terminar.

Veja alguns produtos que podem fazer milagres para suas unhas:

 

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)