Será que você está limitando o seu sucesso?


Lêda Zoéga Parolo
por: Lêda Zoéga Parolo

Olhe para você mesma e se pergunte: será que seu jeito de enxergar a realidade pode estar distorcido? (foto: 123TRF)

Essa pergunta pode parecer estranha: como é que você mesma atrapalharia o próprio sucesso? Como é que você mesma não deixaria seus maiores objetivos e vontades acontecerem? A razão é que muitas vezes reagimos às situações não necessariamente por aquilo que elas realmente são, mas por meio de nossas crenças/pensamentos sobre elas. Escutamos afirmações desde pequenos e vamos tomando como verdades, pois ainda não somos capazes de julgá-las. Estou falando das chamadas crenças limitantes, construídas por nossas experiências anteriores, de forma inconsciente, na nossa infância e adolescência. 

Por causa dessas crenças, nossa forma de enxergar a realidade pode estar distorcida. Acreditamos em determinados pensamentos sem avaliar se são verdades – e acabamos interpretando errado o que está acontecendo. Podemos ver a situação de forma exagerada, ou minimizada, ou nos vermos como a vítima, ou ver tudo pelo lado pessimista… Tudo isso simplesmente por termos ideias que foram “colocadas” em nós quando não éramos capazes de questioná-las. Essas crenças podem estar relacionadas com merecimento, capacidade, crescimento, entre outras. 

Algumas dessas crenças limitantes comuns, e que facilmente você reconhece, são:

“Nunca vou conseguir emagrecer.”

“Sou muito velha para isso.”

“Nunca vou conseguir/ não posso/ não consigo.”

“Na nossa família ninguém é bom em esportes.”

A mente cria verdades que não estão ali. Para reconhecê-las, você pode observar seu dia a dia. As crenças limitantes são aquelas que estão impedindo você de fazer algo. São ideias que você toma como verdadeiras – e que dizem que algo tem que ser de determinada forma.

Um exemplo? Aquela pessoa que acha que veio ao mundo para sofrer e que não pode, então, se permitir ser feliz.

E quantas outras crenças você carrega no seu dia a dia, escutadas em casa, e não se dá conta e acaba repetindo aos seus filhos?

Toda crença é limitante. Somente a partir do momento em que tomamos consciência dela será possível questioná-la e transformá-la.

Observe sua vida. O que você faz sem pensar? O que repete das falas de seus pais, sem questionar? O que é: “Eu devo…” ou “ eu não posso…”?

Pensamentos limitam nossa forma de viver. Podem sabotar nossa vida e até mexer com nossa auto-estima. Substitua a crença limitante por algo positivo, fortalecedor, pois a crença pode ser a razão de seu sucesso ou de seu fracasso. Ressignifica-la só depende de você.

 

  • Lêda Zoéga Parolo

    Psicóloga clínica e mãe de Caio, tem foco na psicologia positiva aliada à psicologia tradicional. É coach de saúde e bem-estar e ajuda a despertar motivações e a desenvolver percepções de auto-eficácia

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)