Reinvente suas promessas de Ano Novo


Maria Carolina Signorelli
por: Maria Carolina Signorelli
Psicóloga de crianças e adolescentes
Foto: FreeImages Foto: FreeImages

 

Com o fim de ano se aproximando, é inevitável as pessoas darem aquele balanço nas promessas que fizeram para si mesmas.  No meu consultório, já faz algum tempo que observo que esta é uma época em que muitas pessoas trazem uma lista de insatisfações diante das metas individuais que não foram capazes de atingir. E frente à frustração que sentem, geralmente transformam as velhas promessas não-cumpridas em “novas promessas” para o ano que virá!

Por que somos assim? Por que temos tanta facilidade em valorizar o que não fazemos? Ok, somos movidos a desejos, isto não é nenhuma novidade! Mas temos, sim, muita dificuldade em ser simples e desfrutar das nossas conquistas! E tem mais: muitas vezes, ficamos tão focados na realização de alguma meta, que não notamos as boas surpresas com as quais a vida nos presenteia diariamente! Quer ver? O desenho que você ganha do seu filho sem motivo especial, a amiga que você não via a muito tempo e que te reconhece na fila do supermercado, aquele filme que você assiste por acaso em um raro momento-sofá, que te faz refletir sobre alguma questão da vida! E por aí vai!

Acho que uma das maiores lições que a vida nos ensina é que ela é cheia de adversidades! Mesmo quando damos o nosso melhor e mantemos o foco, caminhando rumo à realização de nossas metas, sempre temos que lidar com algo que não estava dentro das nossas expectativas. Mas será que o imprevisível é necessariamente ruim?

Minha sugestão para a virada do ano, é que você faça, sim, sua lista de desejos, mas reserve um espaço para armazenar as boas surpresas que o ano novo lhe trouxer. É simples: pegue um vidrinho e o transforme num “cofre de realizações”. Deixe-o guardado e vá armazenando dentro dele, cada acontecimento ou realização que seja importante para você. É só escrevê-los num pedacinho de papel, e colocá-los no seu cofre! Ao final de 365 dias, você terá a prova concreta de quantas coisas boas pôde colecionar!

Abrace o novo ano, abrace quem você ama e reinvente suas promessas! Que nunca nos falte a esperança e a fé na vida. Que possamos alçar voo rumo à realização de nossos desejos. Que nossos objetivos não encubram as possibilidades dos felizes encontros com o que não buscávamos!

Estes são os meus votos de Feliz Ano Novo pra você!

  • Maria Carolina Signorelli

    Psicóloga e mãe de Gabriela e Fernando. Ou vice-versa! Atende crianças e adolescentes no consultório e é expert em orientar os pais em seus dilemas

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)