10 razões que vão fazer você amar a meditação


Moira Malzoni
por: Moira Malzoni
Você pode começar meditando 5 minutos e já sentir os benefícios (foto: Free Images) Você pode começar meditando 5 minutos e ir aumentando até chegar a 20, 30 minutos, que é o ideal (foto: Free Images)

 

A meditação é algo milenar, a pratica formal de sentar para meditar é executada por diversas religiões, não sendo exclusiva de nenhuma delas. Silenciar é algo inerente ao ser humano, qualquer pessoa pode meditar e existem varias técnicas para alcançar esse estado.

Eu medito regularmente (quer dizer todos os dias) desde 2012 e hoje sou facilitadora de meditação. Encontrei na técnica Mindfulness (Atenção Plena) um método descomplicado e acessível de ensinar a prática a pessoas que nunca meditaram.

Na vida da mãe ela ajuda em muitas coisas, cuidar de si mesma, ter mais foco no que importa, ficar mais calma com as crianças… Depois que comecei a meditar, eu senti um pouco disso e dei mais espaço para a espiritualidade na minha vida.

Mindfulness é uma técnica de meditação, e é também o nome dado a um estado de presença consciente e intencional. Significa prestar atenção nas emoções, pensamentos e sensações do corpo de forma especifica, com propósito, no momento presente e sem julgamento.

Um momento que você reserva pra cuidar de você e da sua mente, sim essa parte do corpo que usamos tanto e é tão requisitada em todas as nossas atividades, que tal dar um pouco de atenção a ela, e por que não dar um pouco de descanso também. Pois meditar ajuda a acalmar da mente, no momento em que focamos em um objeto especifico e nos desconectamos dos nossos pensamentos.

Veja alguns motivos pelos quais você pode amar a meditação e considerar aprender a prática, incorporando-a na sua vida:

 

1- Muda a estrutura do nosso cérebro positivamente

A prática da meditação desenvolve a neuroplasticidade do cérebro, que é a sua capacidade de mudar, estrutural e funcionalmente. Estudos da Universidade de Oregon,  com uso de ressonância magnética, dizem que a meditação regular pode proteger contra futuras doenças mentais.

 

2-Diminui a ansiedade

A mente desempenha um papel crítico na apresentação de um problema. A ansiedade é estar com os pensamentos em ações futuras, causando preocupações por antecipação. Localizando esse padrão podemos parar com a identificação a esses pensamentos e praticar a presença no aqui e agora.

 

3- Reduz o estresse

Recentes pesquisas feitas pelo Center for Mind and Brain” da UCDavis (Universidade da California, Davis)  mostram que a meditação Atenção Plena não está associado apenas com o sentimento menos estressado, ele também está relacionada com diminuição dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

 

4-Regula as emoções

Exercitando a Atenção Plena nos tornamos mais conscientes das nossas ações e reações, estando mais aptos a controlar nossas emoções.

Pesquisas da Universidade de Toronto no Canada demonstraram que Mindfulness promove uma maior tolerância a emoções negativas e melhoria do bem-estar.

 

5-Nos faz dormir melhor

Pesquisadores da Universidade de Utah descobriram que com Atenção Plena há uma maior estabilidade emocional, melhor controle dos comportamentos e menor excitação pré-sono (uma medida dos sintomas cognitivos e físicos de ansiedade), facilitando um sono mais tranquilo.

 

6-Ajuda extra na hora de perder peso

Ajuda a perder peso de modo saudável pois auxilia na redução da ansiedade, uma das maiores vilãs na hora de se alimentar com equilíbrio.

 

7- Diminui o risco de depressão (inclusive em mulheres grávidas)

Os hormônios da gravidez podem alterar o humor das mulheres, e para algumas mães grávidas, é muito pior: pode gerar processos depressivos.
Uma nova pesquisa mostra que a yoga e a meditação podem ajudar nisso.
8- Nos faz dar atenção para nós mesmos

Parar tudo e dedicar um tempo para si, é não apenas confortante, mas essencial para equilibrar nossa vida moderna, repleta de multifunções.

9- Ajuda mesmo quando não estamos praticando

Pesquisa das Universidades de Boston e do Arizona mostram que entre dois grupos de controle, o grupo que praticou Mindfulness por 8 semanas teve resultados que sustentam a hipótese de que o treinamento de meditação pode promover mudanças duradouras na função mental.

 

 10- Nos faz pessoas melhores

Além da meditação trazer benefícios para nós mesmos, ela acaba melhorando nossos relacionamentos e nos ajuda a ter mais compaixão e desenvolver comportamentos “do bem”. Estudo de pesquisadores das Universidades Harvard e Northeastern analisou efeitos que a meditação teria sobre a compaixão e comportamentos virtuosos.

Até a próxima,

Moira Malzoni
www.movedbymindfulness.com

  • Moira Malzoni

    Moira é mãe da Marina e trabalha dando aulas de meditação Mindfulness (Atenção Plena). Já trabalhou com cinema, teatro e educação. Acredita que dá pra ser feliz simplesmente vivendo o momento presente!

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)