Mães que fazem acontecer: a engenheira que criou uma porta encantada


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe
Uma portinha de madeira que conecta o mundo real com o mundo das fadas e dos elfos. Foi a partir dessa ideia que Barbara Belisario se tornou uma empreendedora e fundou a Tuntee (foto: arquivo pessoal)
 
Há 3 anos, logo depois que sua filha Isabela nasceu, Barbara Belisario, 34 anos, sentiu uma urgência de mudar de rumo profissional. Deixou a engenharia para se dedicar à maternidade e passou muitas madrugadas desenvolvendo um produto inédito no mercado brasileiro. 
A Porta das Fadas e dos Elfos traz uma proposta de estimular a imaginação das crianças, incentivar o gosto pela leitura e promover a conexão ente pais e filhos. Funciona assim: a portinha de madeira é instalada no rodapé do quarto da criança e a ideia é que os pais mergulhem no mundo da imaginação e contem para seu filho que se trata de uma porta mágica usada pelas fadas e elfos. A cada dia, esses seres imaginários deixam ali uma história – no kit junto com a portinha vem 35 histórias.  Esse é o primeiro produto da empresa de Barbara, a Tuntee – palavra que em finlandês significa carinho. E ao que tudo indica ela não vai parar por aí, como conta nesta entrevista:
 
Dani Folloni Como surgiu a vontade de fazer algo relacionado ao universo materno?
 
Barbara Belisario Como a maternidade envolve muita doação, repensei o propósito do que fazia. E com a maternidade tudo se renova! Junto com ela vem a inspiração, a criatividade, a força, a vontade de dar uma sacudida na vida em busca de viver mais plenamente e fazer o que se gosta, com amor. 
 
Qual a proposta da porta as fadas e dos elfos?
 
Barbara Belisario Eu queria criar um brinquedo e escrever histórias, principalmente para minha filha, que envolvessem tudo que eu gostaria de ensinar para ela. Fico indignada com a enxurrada de brinquedos sem propósito, que fazem tudo sozinhos e a criança vira uma mera espectadora. Quis criar uma marca sustentável e com carinho, que oferecesse qualidade em termos de brinquedos para as crianças. Principalmente, um brinquedo que os pais tivessem que brincar junto, envolvesse toda a família. E fosse uma tentativa de afastar a criança um pouco das telas dos tablets e celulares. 
 
De que forma você criou as histórias que acompanham a portinha?
Barbara Belisario Passei cinco meses imersa nos conteúdos e passei muitas madrugadas escrevendo, porque era o momento em que a casa ficava em silêncio e eu podia me conectar com as ideias. Eu queria que elas tivessem uma mensagem ligada aos  valores que queremos passar para as crianças e, assim, ajudar os pais a entrarem em diversos temas com os filhos. Uma história pode ensinar a importância de comer certos alimentos, outra falar sobre compartilhar os brinquedos. No final, toda historinha tem uma dica, um gancho, para os pais continuarem falando sobre o tema com a criança. Todas as histórias passaram pela revisão de duas psicopedagogas, que me orientaram nos ajustes finais.
 
A Porta das Fadas e dos Elfos pode ser instalada no rodapé do quarto da criança (foto: divulgação)
 
Quais são os desafios de ser uma mãe empreendedora?
 
Barbara Belisario São muitos! Desde os financeiros ao preconceito dos que estão ao redor. Muita gente ainda me pergunta se não encontro nada na minha área já que sou formada em engenharia de produção mecânica. Parece que empreender para muitos significa que você não encontrou emprego em sua área e então foi se virar com outra coisa. 
 
 
Você está feliz empreendendo neste mercado materno?
 
Barbara Belisario Muito! Hoje amo o que faço e trabalhar para mim é um imenso prazer! 
 
Tem novidades a caminho na Tuntee
 
Barbara Belisario Tem muita novidade a caminho! Estamos no empenho de criar brinquedos inteligentes com a mesma essência do lúdico e da imaginação dos contos de fadas da Porta Mágica e que inspirem pequenos cientistas, escritores, artistas, engenheiros, inovadores e empreendedores do futuro. 
 
 
 
 
 
 
  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)