5 frases que toda mãe pensa (mas tem vergonha de falar)


Malu Echeverria
por: Malu Echeverria

Ser mãe é padecer no paraíso, diz o ditado. E se a gente deixasse de lado o paraíso para falar somente do lado B da maternidade? As mães Maria Flor Batusanschi Calil e Roberta D’Albuquerque, que acumulam juntas 15 anos de experiência no mercado editorial de parenting do Brasil, criaram um perfil no @instagram para fazer piada com as frases que toda mãe pensa, mas tem vergonha de falar! A identificação com outras mães foi imediata e, assim, nasceu Quem manda aqui sou eu — Verdades inconfessáveis sobre a maternidade (Ed. Casa dos Livros). Outro charme do livro recém-lançado, além das frases hilárias, é que ele foi feito para ser fotografado e postado na rede social, com imagens quadradas e fofas. Confira, abaixo, o bate-papo que tivemos com as autoras e algumas das frases com exclusividade.

 

It Mãe: De onde surgiu a ideia do livro?

Roberta D’Albuquerque: Nós já fazíamos o @instagram (@a_verdade_e_que) quase como um ‘inside joke‘, uma troca de confissões entre amigas. Aos poucos fomos ganhando seguidoras que também se identificavam com nosso “sincericídio”. E vocês sabem que conversar sobre os filhos é a segunda coisa que as mães mais gostam nesse mundo (a primeiro são os filhos, claro!), certo? Então, do @instagram para o Facebook, o site (averdadeeque.com.br) e o livro, foi um pulo.

Maria Flor Batusanschi Calil: A ideia por trás do livro é poder falar do lado B da maternidade, mas com acolhimento, leveza e humor! Desde que o mundo é mundo a mulherada se reúne para falar da vida, e quando têm filhos é inevitável que esse seja o assunto predominante. Mas, com a vida corrida que levamos, muitas vezes a reunião é virtual, e por isso foi onde tudo começou, blogs e redes sociais.

 

It Mãe: Como escolheram as frases? 

RDA: No começo, as verdades eram mesmo todas nossas, baseadas no que tinha acontecido naquela semana, no que tinha sido mais marcante na época da gravidez ou quando as crianças nasceram. Para o livro, selecionamos frases mais universais, coisas que quase todas as mães já pensaram, mas que dificilmente saem dizendo por aí

MFBC: Nós somos uma usina de frases, rsrs! Ficamos trocando várias por WhatsApp, tudo nos inspira, principalmente o dia a dia com nossas filhotas. Mas para o livro, rolou uma edição e uma organização em capítulos. Já sabíamos que muitas mulheres se identificariam por causa da grande interatividade que temos no @a_verdade_e_que.

 

It Mãe: Qual frase do livro preferida de vocês?

RDA: As vezes eu fico sem argumento e respondo: “Porque eu sou a sua mãe e quem manda aqui sou eu”. Adoro essa 😉

MFBC: Eu fico até sem ar quando o meu filho fala “Mamãe, eu te amo!”. Assim, do nada. Quando minhas filhas falam isso, meu coração transborda de tanto amor e todos os perrengues da maternidade ficam pequenos!

 

It Mãe: Vocês acham importante que as mães não se levem tão a sério?

RDA: Sim, por favor! Crianças são as melhores coisas que acontecem na vida de qualquer um. Elas vêm para que a gente fique mais completa, mais leve, mais feliz!

MFBC: Com certeza! Sabemos que muitas vezes a barra pesa, a paciência acaba e o cansaço nos domina. Mas falar sobre esses problemas com humor é essencial. Vamos dar mais risada, amigas!

  • Malu Echeverria

    Jornalista, mãe do Gael e redatora-chefe do It Mãe. Para ela, é essencial colocar a máscara de oxigênio primeiro na gente, depois na criança

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)