Fórum Mães e o Sucesso debateu carreira, maternidade e empreendedorismo


Malu Echeverria
por: Malu Echeverria

(5253)

No primeiro painel, Carreira x maternidade, a psicóloga Maria Carolina Signorelli, da coach Vanessa Charles, da pedagoga Jane Fucs, e da coach Daniela Salles (foto: Mateus  Buares /A Vida em Foco – Isabel Asckar)

Conciliar filhos e carreira é um dos grandes dilemas das mães do século 21, o que leva muitas mulheres a mudar os rumos da profissão após o nascimento dos filhos para buscar mais tempo de qualidade com a família. Como o empreendedorismo é uma das alternativas para vencer esse desafio, esse foi o tema escolhido para a 4a edição do It Mãe Conecta. Assim, o Fórum Mães e o Sucesso, que aconteceu no dia 14 de maio, no Hotel Pullman Ibirapuera, em São Paulo, reuniu mais de 100 mães em torno de palestras e painéis com autoridades no assunto, de especialistas em coaching para mães a empresárias de sucesso. “Fizemos uma pesquisa e descobrimos que a maioria das mães que acessam o It Mãe estavam interessadas em mais conteúdo sobre organização do tempo, carreira e maternidade e também queriam informações para empreender. Resolvemos proporcionar um dia bem rico de troca de experiências”, conta Daniela Folloni, jornalista fundadora e diretora do It Mãe.

 

(5316)

A coach Vanessa Charles: “A maternidade traz muitos questionamentos e descobertas. Daí a importância de se conectar consigo mesma para se ouvir e se perguntar” (foto: Mateus  Buares /A Vida em Foco – Isabel Asckar)

(5593)

A proposta do evento It Mãe Conecta é a interação entre as mães. Então, elas foram convidadas a participar com perguntas e compartilhando seus dilemas também (foto: Mateus  Buares /A Vida em Foco – Isabel Asckar)

O primeiro painel, Carreira x maternidade: como dar conta sem culpa e sem stress?, contou com a participação da psicóloga Maria Carolina Signorelli, da coach Vanessa Charles, que é idealizadora do programa de coaching exclusivo para mães “Mãe Sem Culpa”, da pedagoga Jane Fucs, criadora do grupo Mamis na Madrugada, e da coach Daniela Salles, parceira de entidades de empreendedorismo materno – com a mediação de Daniela Folloni. Uma das questões levantadas pelas especialistas, que colocou todo mundo para pensar, foi “o que é sucesso par você?”. A resposta, afinal, pode ser desde cuidar dos meus filhos em tempo integral, quanto ter a minha própria empresa – ou ambos! Pois, como ressaltou a coach Vanessa, “a maternidade traz muitos questionamentos e descobertas. Daí a importância de se conectar consigo mesma para se ouvir e se perguntar: por que eu estou fazendo isso? Vale a pena? O que eu quero para mim agora?”.

 

(5043)

O Fórum Mães e o Sucesso foi um convite ao debate de questões que tiram o nosso sono (foto: Mateus  Buares /A Vida em Foco – Isabel Asckar)

(5541)

A especialista em organização Ingrid Lisboa, da Home Organizer. Ela chamou a atenção para o que denomina de “tarefas invisíveis”  (foto: Mateus  Buares /A Vida em Foco – Isabel Asckar)

A palestra seguinte, Organização do tempo: a chave do seu sucesso, foi comandada pela especialista em organização Ingrid Lisboa, da Home Organizer. Ingrid, que é colunista do It Mãe, chamou a atenção para o que denomina de “tarefas invisíveis”, como arrumar a mochila, passar na farmácia, colocar a roupa para lavar. Isso porque, como ensinou, sem uma lista completa de tudo o que você tem de fazer no dia a dia – que deve ser dividida em tarefas urgentes, importantes e circunstanciais – é impossível dar conta do recado, viu?

(5657)

Dani Folloni entrevistou Mônica Sousa, Da Maurício de Sousa Produções sobre o projeto Donas da Rua (foto: A Vida em Foco)

(5724)

A equipe do It Mãe: Fernanda Retamero (executiva de parcerias), Natália Folloni (estagiária), Dani Folloni (fundadora e diretora) e Malu Echeverria (redatora-chefe) tietando a Mônica Sousa (foto: Mateus  Buares /A Vida em Foco – Isabel Asckar)

A manhã do Fórum Mães e o Sucesso foi, então, encerrada com um bate-papo com Mônica Spada e Sousa, diretora-executiva da empresa do pai, Mauricio de Sousa. Além de dividir com a plateia sua experiência como mãe, Mônica contou sobre a campanha Somos Todas Donas da Rua, que vai promover ações com o objetivo de empoderar meninas desde cedo. Além de conhecer a Mônica de perto, as participantes do evento também tiveram a chance de tirar uma selfie com a inspiradora da personagem de quadrinhos mais famosa do Brasil. Afinal, mãe também é tiete!

(5737)

Em uma emocionante palestra sobre suas perdas e conquistas, tanto pessoais quanto profissionais, Paola Tucunduva envolveu a todos (foto: Mateus  Buares /A Vida em Foco – Isabel Asckar)

Depois do almoço, quem abriu os trabalhos foi a facilitadora do Empretec-Sebrae Paola Tucunduva. Em uma emocionante palestra sobre suas perdas e conquistas, tanto pessoais quanto profissionais, Paola envolveu a todos com a palestra As características da empreendedora de sucesso: o que é preciso para o seu negócio dar certo. Lembrando que os empreendedores bem-sucedidos quebram, em média, três vezes ao longo da carreira. “A questão é como encarar a queda: aprendizado ou fracasso?”, destacou.

 

(6047)

Em um bate-papo superdivertido, a jornalista Joyce Moysés, autora de Mulheres Modernas, Dilemas Modernos (Primavera Editorial) falou sobre o papel do homem no sucesso da mulher (foto: Mateus  Buares /A Vida em Foco – Isabel Asckar)

(6118)

Camila Wickbold, sócia-idealizadora da marca Gumii, mãe de quatro filhos, contou sua experiência pessoal sobre o papel do marido na sua trajetória profissional (foto: Mateus  Buares /A Vida em Foco – Isabel Asckar)

Na sequência, em um bate-papo superdivertido, a jornalista Joyce Moysés, autora de Mulheres Modernas, Dilemas Modernos (Primavera Editorial), e Camila Wickbold, sócia-idealizadora da marca Gumii, falaram sobre o papel dos homens/pais na trajetória profissional das companheiras. E, antes do coffee-break, foi a vez de Simone Simon, especialista em negociação pela Harvard Law School, conversar com as mães sobre Negociação Relacional: o novo jeito de negociar e conquistar parcerias. Excesso de confiança, deixar-se levar pelas emoções e pensar apenas no curto-prazo são alguns dos erros comuns na hora de negociar, seja com o chefe, o marido ou a babá.

(6235)

Simone Simon, especialista em negociação pela Harvard Law School: excesso de confiança, deixar-se levar pelas emoções e pensar apenas no curto-prazo são alguns dos erros comuns na hora de negociar (foto: Mateus  Buares /A Vida em Foco – Isabel Asckar)

(6370)

A palestrante Priscilla de Sá:  “vender é compartilhar o seu sonho em forma de solução” (foto: Mateus  Buares /A Vida em Foco – Isabel Asckar)

Para concluir o Fórum Mães e o Sucesso em grande estilo, Priscilla de Sá, certificada em Business Coaching pelo BCI, apresentou a palestra Existe uma vendedora dentro do você. Para a especialista, “vender é compartilhar o seu sonho em forma de solução”. Tem como discordar? Em seguida, no painel Mães empresárias + desafios e oportunidades do mercado, Dani Carneiro (Festa das Comadres), Juliana Monteiro (Glitzmania), Alessandra Zambroni (Raquel Manzatti Bolsas & Acessórios), Yeda Timerman (Timerman Comunicação) e Fernanda Simmermarcher (L’Êté Moda Praia) contaram sobre o início de suas carreiras de sucesso – e não, não foi fácil para ninguém.

(6771)

No painel Mães empresárias + desafios e oportunidades do mercado, Dani Carneiro (Festa das Comadres), Juliana Monteiro (Glitzmania), Alessandra Zambroni (Raquel Manzatti Bolsas & Acessórios) (foto: Mateus  Buares /A Vida em Foco – Isabel Asckar)

(6788)

Yeda Timerman (Timerman Comunicação) e Fernanda Simmermarcher (L’Êté Moda Praia) também contaram sobre sua trajetória com donas de empresa (foto: Mateus  Buares /A Vida em Foco – Isabel Asckar)

 

Ao final, houve sorteio de brindes e presentes. Em breve, vamos disponibilizar no site e em nosso canal no Youtube vídeos com os principais destaques do evento. Ano que vem tem mais, até lá!

(6349)

Todas as participantes ganharam sacolinha recheada com brindes dos apoiadores com maquiagem Natura, bolachinhas personalizadas Personal Papers e muito mais (foto: Mateus  Buares /A Vida em Foco – Isabel Asckar)

 

(6925)

No final, teve sorteio de vários brindes sensacionais dos apoiadores, Na foto, uma das participantes recebendo as passagens aéreas para o Rio de Janeiro, da Estilo K Viagens. E foram dados também voucher do Dr. Vem, Kit luxo do Rio Quente Resorts, kit festa da Festa em Caixa, vale-sapatinho Tip Toey Joey, sacolas Baby Dove e muito mais (foto: Mateus  Buares /A Vida em Foco – Isabel Asckar)

  • Malu Echeverria

    Jornalista, mãe do Gael e redatora-chefe do It Mãe. Para ela, é essencial colocar a máscara de oxigênio primeiro na gente, depois na criança

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)