Higiene nasal ajuda a família a respirar melhor


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe

*publieditorial

As crianças já acostumaram a usar o Sorine depois de escovar os dentes (foto: It Mãe) As crianças já acostumaram a usar o Sorine depois de escovar os dentes (foto: It Mãe)

 

Quando chega o frio, a gente fica sempre mais preocupada com as doenças respiratórias. Ainda mais quando a mãe em questão (no caso, eu) tem todas as ites possíveis: sinusite, rinite… E para completar a gente ainda mora em uma cidade em que a qualidade de ar deixa a desejar. Respirar bem é mesmo um desafio!

 

No começo teve uma fase de adaptaçnao, mas agora todo mundo sabe que respira melhor, dorme  melhor (foto: It Mãe) No começo teve uma fase de reclamação, mas agora todo mundo sabe que com a borrifada vai respirar melhor, dormir melhor (foto: It Mãe)

 

Uma das atitudes que adotei aqui em casa para contornar o problema foi, ao menor sinal de nariz entupido, coriza ou tosse, fazer a higiene nasal em mim, no marido, nas crianças com solução de cloreto de sódio a 0,9% (também conhecida como soro fisiológico). A gente costuma usar aqui em casa o Sorine SSC Jato Contínuo, que é super prático com um jato bem levinho e aplicação 360 graus (ou seja, não é preciso colocar a cabeça para trás para usar – um incômodo a menos quando se trata de apresentar uma coisa nova para as crianças). Meus filhos usam de manhã, antes de irem para a escola e antes de dormir, especialmente nas épocas em que estão com o nariz mais congestionado. É um super alívio! Coincidência ou não, ninguém ficou gripado por aqui nos últimos tempos (tks God, bate na madeira! rsrsrs). Adotei esse hábito depois de um evento que participei no ano passado sobre Atitudes para Respirar Bem, promovido pelo Aché Laboratórios onde soube por pediatras que essa é uma recomendação da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Ali foi a primeira vez que soube que, assim como é importante fazer a higiene dos dentes para evitar cáries e outras complicações, é importante limpar as as vias respiratórias como forma de prevenção de doenças respiratórias como a gripe. Nesses últimos doze meses de higiene nasal, deu para a perceber a diferença no bem estar.

Comecei dando o exemplo e as crianças até foram meio resistentes a espirrar o jato salgadinho nas narinas. Mas agora já estão acostumadas – até fazem sozinhas! – e entenderam que limpando o nariz elas conseguem respirar melhor, dormir melhor… Até mesmo a tosse (bem comum na minha mais velha) – que às vezes é causada por alguma secreção na fica incomodando na garganta – também alivia. Eu também noto uma super diferença quando estou com rinite. É uma prática fácil, que dá resultados, não tem contra-indicação e que agora sempre recomendo pras amigas.

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)