Siga itmae
facebook
twitter
rss
instagram
youtube
pinterest
Participe do itmãe
facebook
twitter
rss

GUIA IT MÃE - Produtos, serviços e lugares selecionados que a gente indica! CLIQUE AQUI >>

Como montar uma ceia para agradar crianças e adultos nas festas

Publicado em 23.12.2015 | por

Imagem Ceia

Com algumas adaptações, os pratos ficam apetitosos para todos os tipos de paladar (imagem: Freeimages)

Já sabe qual vai ser o seu cardápio nas festas de final de ano? Às vezes, nem sempre é fácil agradar todos os tipos de paladar, especialmente quando há crianças. A jornalista Patrícia Cerqueira, autora do blog Comida Boa Muda Tudo, sugere um cardápio – com algumas adaptações – que todos vão adorar.

Vamos começar pelas carnes. As pré-prontas são mais práticas. Para as crianças, o que funciona melhor são as aves. Peito de peru, chester ou frango são bem-vindos. Você pode cortar em pequenas fatias e assar com algum molhinho adocicado. O lombo suíno também funciona bem, e você pode assá-lo com suco de laranja para dar um gostinho especial.

O arroz é de praxe nas refeições, não importa a data. O arroz branco é o ideal para as crianças, já que muitas não gostam do prato acompanhado com passas, por exemplo. Se bem preparado e colocado numa travessa elegante, um simples arroz branco fica lindo, sim. Uma dica é, durante o preparo, separar parte do arroz para as crianças, enquanto o resto pode ser feito de outras formas mais inusitadas para os “grandes”. Que tal um arroz com lentilhas e cebolas caramelizadas, por exemplo? É só fritar as cebolas até ficarem marrons (em um tom de caramelo), cozer as lentilhas para desmancharem e depois misturar tudo com o arroz. Claro que nada impede do prato ser oferecido às crianças também! Para acompanhá-lo, sirva uma farofa simples ou um cuscuz a gosto.

E, para os vegetarianos, uma massa com recheio e molho de cogumelos pode ser uma boa pedida. O risoto também é uma opção, mas somente se você for prepará-lo pouco tempo antes da hora da ceia, já que ele tem que ser servido logo em seguida.

Quanto à salada, o legal é prepará-la de forma lúdica para as crianças. Você pode brincar com o tomate cereja, colocando-o em palitinhos com muçarela de búfala e folhas de manjericão, por exemplo. E que tal fazer um molhinho? Misture o manjericão com azeite, sal e pimenta. Você pode servir os espetinhos junto com folhas de alface americana – a preferida das crianças –, cenoura picadinha e até mesmo arriscar pedaços de manga. Já para os adultos, folhas com gosto mais forte são bem-vindas, como rúcula e agrião. Tente acrescentar na salada queijos como gouda, feta ou gorgonzola para dar um toque diferente.

Para a sobremesa, aposte no clássico. Afinal, que criança não gosta de mousse de chocolate? Para os adultos, decore o fundo de taças ou copos de vidro com cerejas mergulhadas em alguma bebida alcoólica. Depois, é só colocar o mousse por cima. Se as crianças já forem grandes o suficiente para usar taças de vidro, você pode colocar cerejas no fundo para elas também – sem álcool, claro. Para não se confundir na hora de servir, decore o topo da sobremesa dos adultos com a fruta.

E que tal um drinque sem álcool para as crianças? Você pode fazer uma jarra de suco e água com gás. Coloque gelo no fundo da jarra, corte 2 maçãs vermelhas e 1 maçã verde em pedaços pequenos, acrescente de 2 a 3 colheres de açúcar na jarra, despeje suco de abacaxi (pode ser de caixinha) até a metade da jarra, e depois coloque a água com gás e os pedaços de fruta cortados. Aí é só servir. Até os adultos não vão resistir!

Siga a gente no Instagram: @itmae

Gostou do post?

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,
Você também pode gostar de:

Seu filho é ansioso demais?

Menos stress, mais equilíbrio!

Grávida? Não perca a 3a Edição do It Mãe Conecta Universo Baby

Quem faz
Natália Folloni

Natália Folloni

Nossa repórter adora crianças e acredita que uma mulher pode ser a melhor mãe do mundo sem abrir mão de sentir-se linda e realizada

Nossa seleção especial está aqui!
Encontre produtos, serviços e espaços indicados pelo It Mãe!

Clube It Mãe

Deixe seu e-mail e fique por dentro das novidades!

itmãe 2017 - Todos os direitos rervados