Casais que dividem as tarefas de casa transam mais, diz pesquisa


Isabel Malzoni
por: Isabel Malzoni

casal_cozinha_família

Ter mais tempo livre, aparentemente, faz bem para a libido do casal (Foto: 123RF)

Casais que dividem as tarefas de casa transam mais, conclui um estudo norte-americano recente. Essa afirmação confirma o que já sabíamos: as maravilhas que ter mais apoio e mais tempo livre são capazes de fazer na libido de qualquer uma. Mas essa pesquisa sobre a frequência e a satisfação sexual no casamento vai além: “Os casais que hoje em dia aderem a uma divisão mais igualitária das tarefas domésticas são os únicos que apresentam um aumento na frequência das relações sexuais. Essa constatação é particularmente notável, dado que as estatísticas vem apontando que a frequência com que os casais fazem sexo (incluindo aqueles casais cuja mulher acumula todas as funções na casa) tem caído de maneira geral nas últimas décadas no mundo todo”, afirma Sharon Sassler, professona na Universidade de Cornell, uma das autoras do estudo.

A pesquisa contradiz um polêmico e famoso estudo publicado em 2013, também nos Estados Unidos, que afirmava que casais que dividem as tarefas domésticas são menos satisfeitos sexualmente. “O que acontece é que as ‘regras’ acerca da vida sexual conjugal vêm mudando rapidamente e esse estudo (de 2013), assim como muitas generalizações sobre o casamento atual, baseou-se em dados ultrapassados”, aponta Sassler. Para a historiadora Stephanie Coontz, da ONG Concil on Contemporary Families, faz sentido. “Os preceitos do sucesso conjugal mudaram profundamente nos últimos 50 anos”, argumenta. “O amor era visto como a atração de opostos e cada um dos parceiros se especializada em um determinado conjunto de habilidades, recursos e sentimentos que, acreditava-se, faltavam no outro gênero. Hoje, o amor é baseado em interesses, atividades e sentimentos em comum. Onde a diferença já foi a base para o desejo, hoje a igualdade está se tornando cada vez mais erótica”, completa. Ficamos felizes de saber!

  • Isabel Malzoni

    É jornalista e sócia da Editora Caixote, que publica livros infantis interativos, como Pequenos Grandes Contos de Verdade, finalista do Prêmio Jabuti. Mãe de Diego, divide-se entre os cuidados com o bebê, descobertas culinárias e muitos, muitos textos Isabel Malzoni é

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)