Carreira X filhos? Não! Carreira + filhos


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe

Ser mãe e ter uma carreira de sucesso. É possível? Muitas vezes parece que não. A gente bem sabe que esse é um dos maiores conflitos vividos pelas mulheres hoje. Nosso grande desafio é justamente dar conta do recado como mãe sem deixar a desejar no trabalho. Queremos produzir bem e sem culpa por não conseguir cuidar da cria em tempo integral (ou por mais tempo do que conseguimos). Mas na vida real isso parece coisa de supermulher. Eu mesma, antes de ter meus filhos, não conseguia imaginar como daria conta. É normal bater um certo pânico ou uma sensação de que alguma coisa (ou tudo!) está fora da ordem. Por mais que a gente se prepare, sempre acaba caindo de pára-quedas nessa realidade que pode testar você das formas mais complicadas. Imagine aquela semana em que você tem que entregar resultados importantíssimos e, justo naquela semana, seu filho tem uma crise de otite!

É fácil colocar as coisas no lugar certo e organizar a vida para ser feliz como mãe e como profissional? Não é. Principalmente para quem é ansiosa e acha que tudo se resolve num passe de mágica. A vida com filhos fica mais divertida, mais completa, mas também mais complexa e estressante. Ter um (ou mais de um) serzinho dependendo da gente, ainda mais um serzinho que a gente ama tanto, provoca uma revolução nas nossas emoções. E na nossa vida prática, no nosso jeito de olhar o mundo. Isso vai impactar nas escolhas que a gente faz. Há quem pense em largar tudo para só cuidar da cria. Há quem passe a trabalhar mais focada para voltar mais rápido para casa. Há quem repense a carreira preocupada no que vai deixar para os filhos como legado. Há quem corra atrás de mais sucesso para proporcionar uma vida ainda mais confortável para seu bebê.

De qualquer jeito, uma mola propulsora vai fazer você tomar atitudes – algumas impulsivas, outras bem pensadas. Com o jeitinho feminino de conseguir achar lugar para tudo, você vai arrumando a vida profissional e pondo nos eixos a vida com filhos. Você vai também começar a ver que cada momento é muito importante. Na hora de trabalhar, bora trabalhar! Na hora de ficar com o filho, bora mergulhar de cabeça nessa relação.

Adoro as mágicas que acontecem na vida de quem é mãe. O tempo não estica, mas as coisas vão se encaixando. E a gente nem lembra mais do dia em que achava que um filho não caberia na nossa rotina. Há quem pense logo em ter o próximo. E você então olha para a sua carreira e agradece por não ter desistido quando bateu o desespero. E vê que tudo foi uma questão de tempo (que a gente nunca tem de sobra) e de garra (que você sempre tem de sobra).

Um beijo,

 

Dani Folloni

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)