5 competências profissionais que desenvolvemos com a maternidade


Isabel Malzoni
por: Isabel Malzoni

mãe_mulher_trabalho

Flexibilidade e foco estão entre as qualidades que a gente aprimora com a maternidade (Foto: 123RF)

Tornar-se mãe faz com que você tenha novas obrigações e menos tempo disponível, e isso pode impactar no seu trabalho – positivamente! As novas tarefas e responsabilidades fazem surgir competências que podem ser muito úteis profissionalmente, “além de potencializar as que você já tem”, como afirma a coach e palestrante de carreira Paola Tucunduva, que é facilitadora do Empretec-Sebrae. “Essa transformação se dá por causa da responsabilidade que nasce com um filho. Da mesma maneira que assume os cuidados do bebê, que não pode fazer por si, você também passa a se enxergar protagonista do seu trabalho, capaz de encontrar a solução para as dificuldades que possam surgir”.

Tomar consciência de tudo que ganhamos com essa transformação enorme que acontece em nossas vidas (os pontos negativos já são reforçados demais, inclusive por um mercado de trabalho ainda preconceituoso e pouco acolhedor para as mães) é importante para nos valorizar e encorajar a dar passos profissionais ainda maiores. Então (re)conheça abaixo algumas das competências profissionais que ficam ainda mais aguçadas nas mães:

Flexibilidade

Organizar a rotina com uma criança exige jogo de cintura, aponta Daniela Salles, consultora de carreira para mães. “São tantos os imprevistos que as mães acabam aprendendo a encontrar novas soluções rapidamente. E isso exige boa capacidade de improviso e criatividade, que surpreende até as mulheres que não acreditavam ter essas habilidades antes dos filhos”, diz. “A mulher passa a se autorizar a pensar de forma diferente. E seu trabalho só tem a se beneficiar com isso.”

Organização

Por outro lado, coloca Daniela, mulheres de personalidade mais flexível e habituadas ao improviso se percebem tendo de organizar mais e melhor a sua rotina e a da criança. Afinal, os pequenos contam com esse planejamento para o seu bem-estar e as mães, para dar conta de tudo.

Foco

O tempo se torna escasso e não há perspectiva de que isso mude. Então as mães aprendem a aproveitar ao máximo os períodos dedicados ao trabalho, sem distrações ou desperdícios. Vários aspectos contribuem para que isso aconteça, além da falta de tempo. Segundo Paola, o senso de responsabilidade é o motor dessa transformação: “você tem uma pessoa que depende de você, então precisa persistir.” Para Daniela, trata-se também do resultado de uma revisão de valores que acontece com a maternidade: “Passamos a colocar foco no que é mais importante”.

Negociação

Desde a gravidez, começamos a ceder e a abrir mão de algumas coisas, o que é uma aprendizado importante para quem quer negociar bem. Some a isso a maior clareza do que precisamos e queremos, ou seja, o que é de fato importante, e pronto. Você já tem tudo para ser uma competente negociadora.

Produtividade

Cuidar dos filhos acarreta em muitas tarefas que acabam sendo acumuladas, em sua maioria, pelas mulheres. Embora os homens estejam participando cada vez mais, a balança ainda pende para o nosso lado, modificando a maneira com que lidamos os afazeres. “Por percebermos o quão valioso é o tempo, aprendemos a geri-lo melhor, encaixando tarefas de maneira mais eficaz. Isso faz com que fiquemos muito mais produtivas e isso se estende para todos os aspectos da vida”, afirma Daniela.

  • Isabel Malzoni

    É jornalista e sócia da Editora Caixote, que publica livros infantis interativos, como Pequenos Grandes Contos de Verdade, finalista do Prêmio Jabuti. Mãe de Diego, divide-se entre os cuidados com o bebê, descobertas culinárias e muitos, muitos textos

    Isabel Malzoni é

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)