3 coisas para levar em conta antes de abrir um negócio


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe

compras mulher

As características para se tornar um bom empreendedor, como iniciativa e persistência, podem ser aprendidas, sabia? (Foto: CrayonStock) 

Você decidiu (ou pensa) virar dona do próprio negócio depois que se tornou mãe? Então, anote as dicas da apresentadora do programa Alma do Negócio Paola Tucunduva, que é facilitadora do Empretec-Sebrae (programa desenvolvido pela ONU para empreendedores) e qualificada na ferramenta de avaliação de preferência de perfil psicológica Insights pelo Instituto Pieron e PI Arquitetura Humana.

Você tem o perfil do empreendedor? 

Se a resposta for não, tudo bem. Muitos profissionais acreditam que o empreendedorismo é um dom, mas é possível desenvolver características fundamentais para se tornar um empreendedor de sucesso, sim! Como? Buscando oportunidades, tendo iniciativa e criando metas claras, por exemplo, além de correr riscos calculados. Estes são alguns dos pontos que devem ser trabalhados pelo novo empreendedor.

Já sabe o suficiente sobre o ramo?

Com apenas conhecimentos básicos sobre o negócio que pretende abrir não dá para arriscar. Por isso, Paola recomenda buscar mais informação por meio de livros, cursos e workshops. O bom empreendedor deve estar por dentro de tudo o que acontece em seu segmento.

Tire a ideia do papel (de uma vez por todas)

Já pesquisou profundamente sobre a ideia do seu projeto, incluindo informações sobre gestão e processos do negócio? Pois saiba que enquanto ainda está pensando no conceito, pode ter certeza que há alguém fazendo algo próximo – e agora. Então, não perca tempo. Com esse estudo em mãos, veja a viabilidade do seu projeto, avalie os prós e os contras e coloque a mão na massa finalmente! Tente acertar, mas esteja preparada para errar também. E lembre-se sempre: a persistência é alma do negócio.

*Paola Tucunduva vai participar do It Mãe Conecta com a palestra As Características da Empreendedora de Sucesso, O que é Preciso para seu Negócio Dar Certo, que acontece no dia 14 de maio de 2016 em São Paulo. Inscreva-se aqui!

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)