10 ideias para montar uma lancheira com amor


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe
Há muitas formas de demonstrar amor por seus filhos, você sabe disso. Mas já pensou em usar a lancheira escolar para isso? Essa foi a ideia da advogada Edilene Gualberto, mãe de três, o José Carlos, 10, o Theo, 6, e a Estela, 4. “Descobri que poderia estar perto dos meus filhos, demonstrando meu amor, mesmo no momento escolar, quando estamos separados”, conta Edilene, que me disse que fica imaginando os olhinhos dos filhos brilhando quando abrem os lanches e vêem tanto carinho
Tudo começou porque Edilene queria mandar para escola lanches equilibrados e, claro, esperava que seus filhos comessem tudinho. “Sempre coloco nos lanches fontes de carboidrato, proteína, vitamina e minerais, além de uma fonte de hidratação”, explica. Mas o segredo do sucesso veio quando ela resolveu apostar em comidinhas com formatos lúdicos. Foi assim que foi pesquisando e criando uvas em forma de coração, decorando frutas com caneta comestível, fazendo tomatinhos cereja em forma de sanduichinho… “Quando meu filho leva para a escola tomatinhos, cenoura baby e ovos de codorna com formatos diferentes, os amigos querem comer tudo!”, diz ela. E não pense que Edi tem todo o tempo do mundo para preparar os lanchinhos! Ela atua como advogada de família também. 
Os lanches especiais também se tornaram uma forma de comunicação de Edi e o marido, Paulo, com os filhos. Isso porque os guardanapos também vão para a escola com mensagens especiais, escritas à mão, tanto por ela quanto por ele. Em época de provas, por exemplo, Paulo escreveu para o filho: ‘Acredito em você e na sua capacidade. Sempre te apoiarei. Papai.’
A iniciativa faz sucesso em casa, na escola e virou o e-book ABC da Lancheira Escolar com diversas receitas, que você baixar aqui. Custa R$ 19,90 com 30% da renda revertida para uma instituição. As lancheiras também ganham muitas curtidas e comentários de mães nas redes sociais. Edilene publica diariamente as fotos as lancheiras caprichadas no seu Instagram @etcemae (siga lá!). Aqui uma seleção de lanches com ideias super fofas da Edi. Para se inspirar!
 
Nesta lancheira, tem uva sem sementes em formato de coração (clique neste link para saber como faz), ovo de codorna com palitinhos da Loja Lanchinhos, bolo de limão com cobertura de chocolate – o formato foi feito com cortador (foto: Etcemae)
 
A porção de mini pão de queijo ganhou desenhos de coração feitos com caneta com corante alimentício, da Loja Lanchinhos. Truque para o pão de queijo não murchar: “Só tampe o potinho depois que estiver frio”, ensina Edi (foto: Etcemae)
 
 
Aqui tem bolo de cenoura cortado em forminha de flor (o bolo estava congelado, é só tirar da geladeira uma hora antes de montar a lancheira e usar um cortador em forma de flor para cortar), uvas sem sementes em formato de coração e suco de caju na garrafinha  (foto: Etcemae)
 
 
Melancia com palitinhos de formas de picolé caseiro, bolo de couve – a receita está no e-book ABC da Lancheira Escolar e neste link. E tem também hamburguinho de tomate com pepino. Palitinhos de baleia, pinguim e golfinhos da Loja Lanchinhos  (foto: Etcemae)
 
A maçã ganhou uma estrela feita com cortador de biscoito – corte o formato de estrela na maçã com casca vermelha e coloque na de casca verde. Depois é só embalar com plástico filme e escrever o que quiser por cima do plástico (aqui foi “Te Amo”) com caneta permanente (foto: Etcemae)
 
Esta lancheira ganhou biscoito integral, pera com carinha embalada no plástico filem – os olhinhos são da  Loja Lanchinhos  – e ovo em forma de coração. Como fazer esse ovo? Faça um ovo cozido, descasque e, ainda quente, coloque em uma forma em forma de coração. “O ovo cozido quente é muito fácil de moldar na forma”, garante Edilene (foto: Etcemae)
 
Os biscoitos caseiros (receita aqui!) escreveram o nome Theo, graças ao cortador em forma de letrinhas. Os biscoitos e estrela foram carimbados com carimbeira de biscoito, o ovo ganhou forma de carrinho e detalhes feitos com caneta com corante alimentício. E a maçã tem a inicial do Theo (foto: Etcemae)
 
Essa bisnaguinha é de padaria, que a Edi prefere por ter menos corante e conservante. Foi recheada com requeijão e embalada com plástico filme. As palavras foram escritas por cima do plástico com caneta permanente. Os morangos ganharam enfeitinhos fofos daLoja Lanchinhos  e as uvas têm formato de coração – clique neste link para saber como faz (foto: Etcemae)
 
Os recadinhos nas bananas foram feitos com caneta permanente. O sanduíche é de pão de mandioquinha com requeijão, alface e tomate (foto: Etcemae)
 
 
 
Pipoca (espere esfriar para tampar o potinho – assim não vai murchar), cupcake de cacau com banana (tem receita no e-book ABC da Lancheira Escolar) e flores de manga feitas com cortador (foto: Etcemae)
  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)