Como organizar o chá de bebê (sem stress)


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe

*Publieditorial

cha-de-bebe-festaemcaixa

Use as lembrancinhas para decorar a mesa, como na foto (Foto: Divulgação/Festa em Caixa)

O chá de bebê é o momento de reunir os amigos e os familiares para a primeira homenagem ao seu pequeno. E, como não poderia deixar de ser, é normal sonhar com uma festa perfeita. O que, entretanto, pode gerar angústia nas futuras mães, até por conta da inexperiência no assunto! Se você está entre elas, calma, que vamos te ajudar. Conversamos com a organizadora de festas Camilla Maciel, da C&F Festas Personalizadas, em São Paulo, para reunir algumas dicas super úteis na hora de organizar o seu. O primeiro passo, segundo a festeira, é decidir data, horário, local e convidados, pois tais detalhes vão determinar os demais preparativos. Veja mais dicas a seguir.

Que tema escolher?

Não é obrigatório fazer um evento temático, claro. No entanto, além de deixar a festa mais charmosa, de acordo com Camilla, o tema dá o norte na hora de decorar, facilitando o trabalho da grávida. Se não tem ideia do que escolher, vá com os “clássicos”, sem medo de errar: safari, corujas, ursos, brinquedos…

Vale fazer uma lista de presentes?

Algumas mães têm receio de montar listas de presentes em lojas especializadas, para não causar nenhum desconforto entre os convidados. Mas quer saber? A maioria prefere assim, pois todo mundo quer acertar no presente! Uma boa dica (para pedir ou dar de presente), aliás, é a Bolsa Baby Dove, que vem com trocador e vários produtos da marca (loção hidratante, xampu, condicionador, sabonete líquido da cabeça aos pés, sabonete em barra, colônia e creme para prevenir assaduras). Você pode escolher nas cores azul, rosa ou amarela. É super completa, por isso, a gente adora! #ConfieNoSeuJeito

O que servir

O ideal é optar por um cardápio que todos possam se servir à vontade, assim você não precisa ficar se preocupando em repor as mesas ou contratar garçons. Uma boa opção, nesse caso, são sanduíches, bolos, tortas salgadas e finger foods. “Em dias quentes, sirva chás gelados, sucos naturais e águas aromatizadas. Já no frio, aposte em chás, chocolate quente e café”, diz Camila. Ela acredita que o melhor horário para realizar o chá de bebê é ao fim da tarde. Mas se você quiser inovar, pode oferecer um brunch, por exemplo.

Como entreter os convidados

Para tornar o evento mais agradável, e quebrar o gelo também!, vale a pena pensar em algumas brincadeiras para divertir os convidados. O tradicional jogo de adivinhar os presentes na hora da festa caiu em desuso, diz Camilla. “Melhor agradecer a cada um depois da festa”, sugere. Para ela, o mais importante é que as brincadeiras sigam o perfil da mãe, até para não causar nenhum tipo de constrangimento. Algumas sugestões para divertir a todos: adivinhar o tamanho da barriga com um barbante, bingo do bebê (com palavras do universo infantil), descobrir o sabor da papinha e cápsula do tempo (todo mundo deixa um recado para você ler para o seu filho no futuro).

Não se esqueça da lembrancinha!

Esse é um dos itens que não pode faltar, ok? Pois todo mundo ama levar um mimo para casa no final da festa. Uma opção que nunca sai de moda são itens comestíveis (como doces em caixas, que você mesma pode preparar, se quiser). “Vale deixá-las expostas para fazer parte da decoração”, recomenda a organizadora de festas.

E como tornar a festa única?

Para uma festa mais intimista, Camilla sugere doces e papelaria personalizada (você pode contratar o serviço pela internet!). Capriche no visual da mesas de doces com um bolo, mesmo que seja um de fralda! Outra dica que dá um toque especial ao ambiente é montar um painel de fotos, tanto da gravidez, quanto dos pais do bebê quando crianças. Fica lindo!

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)