As grávidas e os cuidados nas festas de fim de ano


Dr. Domingos Mantelli
por: Dr. Domingos Mantelli
Médico especializado em Ginecologia e Obstetrícia

Usar roupas e sapatos confortáveis também é essencial para que a gestante aproveite ao máximo as festas (foto: 123TRF)

O fim de ano é marcado pelos encontros de família, festas com amigos, compras e viagens, e com isso, as gestantes se esquecem de diminuir o ritmo da rotina.

Para curtir as ocasiões sem exageros é importante tomar algumas precauções. Para sair às compras, o ideal é que a gestante esteja acompanhada, já que a pressão arterial pode cair por conta do calor e da multidão. É necessário que, antes de sair, a grávida reforce seu café da manhã, uma vez que longos períodos em jejum podem gerar crises de hipoglicemia. Também é preciso evitar horários de pico com grandes movimentos.

No tocante à alimentação, a gestante não deve abusar muito dos carboidratos, doces e frutas cristalizadas, além de conferir uma atenção maior às maioneses, ovos e carnes cruas que podem conter Salmonella e causar infecções intestinais, diarreias e náuseas, além do aumento de peso que pode levar à diabetes gestacional e hipertensão arterial. A sugestão é experimentar, com moderação, os pratos servidos, optar por comidas leves como saladas e frutas. A hidratação é a melhor amiga da grávida, e uma garrafinha de água, principalmente em locais abafados como na praia, pode evitar quedas de pressão, enjoos e tonturas.

Na hora do brinde, álcool nem pensar! As bebidas alcoólicas atravessam a barreira placentária e podem chegar ao bebê causando, dependendo da quantidade ingerida, retardo mental no feto, abortamento prematuro e até um possível parto prematuro. O ideal é brindar com água de coco e suco de frutas natural, se possível evitar também refrigerante.

Durante a festa, a gestante pode aproveitar à vontade, desde que no dia seguinte repouse bastante e coloque as pernas elevadas para desinchar.

As grávidas que pretendem viajar precisam consultar o obstetra se estão liberadas e verificar se o obstetra estará disponível nesse período da viagem em caso de emergência.

Usar roupas e sapatos confortáveis também é essencial para que a gestante aproveite ao máximo as festas.

 

 

 

  • Dr. Domingos Mantelli

    Médico especializado em Ginecologia e Obstetrícia. Papai da Giulia e da Isabella. E autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra” e pai da Giulia

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)