Como entender os rótulos dos alimentos no supermercado


Camila e Gabriela Kirmayr
por: Camila e Gabriela Kirmayr
Gabi é nutricionista infantil e Cami é comunicóloga. Elas são sócias da consultoria de nutrição infantil Coisa de Nutri

Tem que ler o verso da embalagem, não tem jeito! São duas leituras: a lista dos ingredientes e a tabela de informação nutricional (foto: Coisa de Nutri)

Olá Queridas Mães!

Resolvemos trazer à tona um assunto altamente polêmico, que nos causa uma certa revolta: as informações contidas nas embalagens dos produtos industrializados.

A dificuldade de compreensão dos rótulos faz com que os brasileiros consumam alimentos ultra processados sem saber que eles contêm muito açúcar, sódio e gordura saturada, aumentando assim a epidemia de doenças crônicas como a obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiacas.

Não é a toa que está rolando um projeto de Lei que visa ajustar as informações nas embalagens, para que fiquem mais claras. Este vídeo mostra os que as crianças acham desta proposta! #rotulagemadequadajá

Até nós, nutricionistas, temos que ficar bem atentas, pois a forma de persuasão que certas marcas utilizam são altamente sedutoras.

 Vamos pensar na situação. Nós mães, fazendo compras no supermercado, sempre meio com pressa, muitas vezes com nossos filhos pendurados, ou correndo pelos corredores. Quando lemos rapidamente na embalagem do suco de caixinha que além de não conter conservante, também não contém açúcar … Bingo! Já foi para o carrinho. Isso também pode acontecer com biscoitos com fibras e vitaminas, bisnaguinha de vegetais, bolinhos integrais, salgadinhos assados e não fritos … Uhhhh, eles parecem ser a salvação. Mas não basta ler as letra grandes, tem que ler as miúdas também.

Seguindo a legislação, uma marca não pode mentir, nem omitir. Mas a forma como as informações são exibidas pode causar confusão. O tal biscoito que se diz incrível, foca na informação que contém fibras e vitaminas. E realmente contém. Mas contém também farinha branca, açúcar, gordura e conservante, o que acaba não valendo a pena. E por aí vai.

Então, tem que ler o verso da embalagem, não tem jeito! São duas leituras: a lista dos ingredientes e a tabela de informação nutricional. Sim, carregue uma lupa !!! rs.

Vamos aos pontos de atenção.

Em relação aos ingredientes:

– A ordem apresentada é sempre decrescente, ou seja do ingrediente que tem em maior quantidade para o ingrediente que tem em menor quantidade. Então, fique atenta aos primeiros ingredientes: tem achocolatados por aí que o primeiríssimo ingrediente é o açúcar! Tem bolinhos que se vendem como integral, mas a maior quantidade está na farinha branca e não na integral.

– Existem ingredientes que se escondem como, por exemplo, o açúcar, que muitas vezes se identifica por outros nomes como: açúcar invertido, xarope de millho de alta frutose, dextrose, melaço, sacarose e glicose.

– Outra pegadinha muito comum é na apresentação. Na frente da embalagem a apresentação é “sabor frango grelhado” com uma belíssima imagem de um frango e nos ingredientes consta a realidade: “condimento preparado sabor frango”. Ou na apresentação consta “sem açúcar”, mas nos ingredientes contém adoçante.

– A forma de produção também costuma nos enganar. Marcas dizem que o tal salgadinho não é frito e sim assado. Mas aquele assado é produzido com um “balde de gordura”. Nesse caso, atenção à quantidade de gordura presente no verso.

– Quanto menos ingredientes o produto tiver, melhor. Nesse caso, menos é mais.

– Glutamato monossódico, sorbato de potássio, antiumectante dióxido de sílicio, corante caramelo IV e fosfato monocálcico são conservantes, corantes, amaciantes, realçadores de crocância sabor e cor. Química pura. Fuja!

Em relação à tabela informativa:

– A tabela é aquele quadrinho que contém as informações nutricionais do produto por porção, que geralmente está identificada na própria tabela. A porção é a quantidade em x unidades, em colheres, xícaras … Enfim, algo de fácil identificação pelo consumidor. Portanto, atenção à porção. As vezes pensamos que contém tal nutriente na embalagem inteira, mas é apenas na porção.

– VD (valores diários) – fica ao lado da coluna que identifica a quantidade do nutriente contido no produto. O VD significa a porcentagem da recomendação da dose diária daquele nutriente por dia que está contida naquela porção. Isso com base em uma dieta de 2000k/cal por dia. Por exemplo. A recomendação diária de sódio por dia é de até 2.000mg (ou 2g) – segundo OMS. Se o VD do sódio for 5% significa que só naquela porção de alimento já contém 5% do sódio permitido naquele dia.

– Fique de olho e procure alimentos que na tabela tenha grandes quantidades de proteínas, fibras, vitaminas e minerais.

– Fuja das gorduras, sódio e açúcares.

As dicas gerais que costumamos dar:

  • Produtos com o selo orgânico, são produtos sem aditivos químicos e com conservantes naturais. Prefira-os!
  • Existem muitas geleias que contém apenas o açúcar das frutas. Aposte nelas, são deliciosas.
  • Produtos com a validade muito extensa possuem muito conservante. Substitua-os!
  • Prefira as versões integrais. Ao comprar algum produto integral, opte pela informação “100% integral” ou “farinha integral como primeiro ingrediente”.
  • Em relação às gorduras, prefira óleo de palma e de coco.
  • Sucos: opte pelo dizer “suco integral” – não néctar, nem refresco. Quanto menos ingrediente melhor. Na lista de ingredientes, fuja dos dizeres: fruta reconstituída, açúcar, conservantes e corantes

A boa notícia é que hoje temos inúmeras marcas e novidades no mercado que valem muito a pena. Produzidas com ingredientes saudáveis. Os supermercados costumam ter uma área designada a essa turminha saudável.

Para que as escolhas alimentares sejam mais saudáveis e feitas de forma mais consciente, é preciso que nós, consumidoras, tenhamos informação adequada sobre o que está contido em um produto.

Portanto, participe aqui da campanha que apoia a rotulagem mais clara. Continuamos juntas, em busca de saúde para nossos pequenos. E para nós também. Afinal, ser uma mãe saudável também é essencial!

Beijos nossos,

Cami e Gabi

 

  • Camila e Gabriela Kirmayr

    Camila é publicitária, certificada em disciplina positiva e mãe do Frederico, de 3 anos. Gabriela é nutricionista infantil e mãe da Júlia, 12 anos, e da Lara 14. As duas são sócias da consultoria de nutrição infantil Coisa de Nutri

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 que facilitam sua vida de mãe ;)