Siga itmae
facebook
twitter
rss
instagram
youtube
pinterest
Participe do itmãe
facebook
twitter
rss

Como economizar na festinha de aniversário

Publicado em 04.04.2013 | por

Enfeite a mesa com doces decorados em vez de gastar com itens decorativos (foto: Rita Ruiz)

Amo organizar as festas dos meus filhos! E hoje existe tudo e mais um pouco em termos de serviço para quem quer fazer um evento sensacional. Fica fácil, fácil estourar o orçamento diante de tantas tentações e fofurices. Para não gastar os tubos (tem festa que pode custar o mesmo que uma viagem de férias, já fez as contas?), faço questão de comemorar, mas também de economizar. E garanto que dá pra fazer isso e realizar uma festa charmosa e bem divertida para as crianças. Aí vão as dicas!

  • O bufê é um dos itens mais caros da festa. Principalmente se você for servir um almoço ou jantar. Então, que tal pensar em horários alternativos? Se marcar no meio da tarde, dá para oferecer comidinhas – pão de queijo, salgados, mini sanduíches… – e ninguém vai ficar mal servido.
  • Ainda pensando em horários para a festa, vale também cogitar um café da manhã no parque (você economiza no bufê e na locação do espaço). Pode até ser um piquenique com direito a muitas frutas, sanduíches de pão de forma feitos em casa, um bolo embrulhado no papel alumínio… Leve também bolas, bambolês…  Tudo prático para as crianças se divertirem na grama. Dica charmosa: balões coloridos cheios de gás hélio podem enfeitar o espaço do piquenique  (amarre cada um numa fita e na fita amarre algo pesado para que o balão não voe). Na hora do parabéns, cada criança pode deixar o balão voar. Vai ficar lindo!
  • Em vez de encher a parede atrás da mesa de bexigas ( você terá de contratar uma empresa especializada para montar), faça um fundo com fitas largas de cetim. Basta comprar rolos nas cores da decoração na 25 de março . Veja um exemplo nesta festa do Simpsons (você pode usar as fitas sem o cartaz)
  • No aniversário de 1 ano, muitas vezes há mais adultos do que crianças. E você acaba querendo dar uma lembrancinha para eles. Uma boa ideia é apostar em vasos de plantas – pode ser uma palmeirinha, um tempero (como alecrim, hortelã)… Fica sempre charmoso e você não gasta mais do que 3 reais por lembrança.  Olha aqui a ideia que fiz – e eu mesma montei as corujas de feltro pegando um molde na internet (elas são coladas em palitos de churrasco à venda em supermercados). Para as crianças, um kit com terra e sementes de flores também é divertido e econômico.
  • Quer fazer uma mesa linda no tema escolhido por seu filho? Aposte nos doces decorados e customizados.Eles deixam a mesa rica, linda e você não precisa montar mais uma mesa de guloseimas.
  • Acha os doces decorados muito caros? Invista nos sabores tradicionais – brigadeiro, beijinho… – e coloque em formas de cartolina nas cores da festa. O bacana é misturar dois ou três modelos que harmonizem entre si. Além disso, as ideias retrô que eu amo: encher a mesa de balas de côco, embulhadas naquele papel cheio de fiapos (ou, se quiser deixar tudo mais charmoso, fazer saquinhos tecido para elas) e fazer o bolo embrulhado no papel alumínio (coloque dentro de um isopor e decore-o com tecidos nas cores da festa)
  • Há algumas alternativas que ajudam a economizar no bufê: 1- Contratar as tradicionais barraquinhas (sempre chamo o João Onofre). Nesse caso, aí vão dicas preciosas: se as barracas forem ficar dentro do salão, evite frituras para que o espaço não fique todo cheio de fumaça. Eu sempre acho que não tem erro – principalmente para as crianças – pedir mini pizza de mussarela, pão de queijo, pipoca, sanduíche de carne louca… Também vale a pena financeiramente (e pela praticidade)  incluir uma barraca de sucos, água e refrigerante. 2- Montar uma mesa bacana com os comes para os convidados se servirem – e ter uma copeira para ir repondo e esquentando. Opte por algumas opções quentes e outras frias (como sanduíches embrulhados em forma de bombom – na California Bakery há de vários sabores). Assim fica mais prático. Se quer um plus de sofisticação, pode encomendar comidinhas no estilo finger food. Eu já testei e aprovei o serviço da marca que leva o nome do produto: Finger Food. Eles entregam em casa tudo resfriado e acondicionado em caixas. Na embalagem também tem o tempo que deve ficar no forno. Mais uma vez, você vai precisar de uma copeira.
  • Em vez de contratar garçons para passar as bebidas, tenha apenas um barman em um ponto. E as pessoas irão até ele. Outra ideia é colocar as bebidas em coolers (que podem ser alugados) com gelo   espalhados em cantos estratégicos.
  • Para colocar lembrancinhas ou para embalar o bolo de que um jeito diferente, também vale aprender as fazer marmitas charmosas, que já ensinei em outro post.
  • Na hora de pensar na decoração, deixe a imaginação rolar solta. Já fiz uma festa toda decorada com passarinhos e borboletas comprados em cartelas na 25 de março. Ficou tudo lindo e charmoso e gastei pouco. Uma vez vi uma decoração de menino toda feita com barquinhos de papel coloridos. Muito fofa, delicada e com custo baixo (e fazer os barquinhos pode ser a diversão da família no fim de semana)
  • Outra ideia é usar flores e plantas de verdade na mesa. Adoro hortênsias, gerberas, margaridas… Elas deixam a mesa rica, linda e você ainda economiza. Escolha pensando nas cores da festa.
  • É possível fazer coisas lindas com pratinhos no tema da festa, como colá-los na parede do fundo da mesa. Dê uma olhada aqui 
  • Veja se os brinquedos e alguma peça decorativa do quarto do seu filho não podem fazer parte da decoração. Uma vez, coloquei o abajur de Hello Kitty na mesa da festinha. Ficou uma graça.
  • Para os bebês, você pode fazer uma cantinho de brinquedos com aqueles que seu filho já tem. Pegue os mais divertidos e com peças grandes, que não vão se perder no meio da festa.

Ufa! Ainda tem muitos mais dicas sobre este tema. Se gostou e quiser mais, me conte!!!! E se tiver alguma pergunta específica, mande para mim pelo Face aí embaixo que responderei com o maior prazer.

bjs Dani Folloni

 

Gostou do post?

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

Tags:, , , , , , , ,
Você também pode gostar de:
bumbum_fimose_itmae

O que fazer com a fimose?

Peppa Pig

Decoração de festa com o tema Peppa Pig

No Parque do Povo (foto: divulgação)

Não vai viajar? Páscoa no parque!

Quem faz
Daniela Folloni

Daniela Folloni

Jornalista, CEO/diretora de conteúdo do It Mãe e mãe (apaixonada) de Isabela e Felipe. Acredita que toda mãe tem direito a sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Clube It Mãe

Deixe seu e-mail e fique por dentro das novidades!

Não esqueça de confirmar seu e-mail!

TV It Mãe

Fique por dentro de tudo o que acontece aqui!

    • Dê Mais Brincadeira Para Seu Filho
    • Daniela Foloni - Filhos Motor do seu Sucesso
Conheça o canal do IT Mãe no Youtube

itmãe 2014 - Todos os direitos rervados

fechar

Fique por dentro das novidades do It Mãe

Cadastre seu e-mail abaixo e receba tudo o que acontece
no site em primeira mão!