Organização: afinal, por onde começar?


Ingrid Lisboa
por: Ingrid Lisboa

Decidiu colocar sua casa em ordem neste fim de ano, mas não sabe por onde começar? Simples: comece pelo descarte. Este é o passo número 1 da organização de qualquer tipo de coisa: roupa, sapatos, documentos, fotos. Comece retirando da sua casa – e da sua vida:

  • O que não serve mais
  • O que você não usa mais – ou usa uma vez a cada 5 anos
  • O que você não gosta mais
  • O que não tem mais nada a ver com sua vida atual
  • O que estiver desgastado e valer investimento do conserto

E, por favor, descarte também tudo aquilo que faz você se sentir mal. Você talvez me pergunte: “O que você quer dizer como retirar o que me faz sentir mal?” Sabe aquele jeans 36 que não serve mais e deixa você deprimida sempre que depara com ele no armário? Descarte! Quando você voltar ao manequim 36, vá ao shopping e compre um jeans incrível que combine com quem você é hoje. E isso vale também para toalhas, lençóis, objetos de decoração, fotos de tempos passados…

Por fim, elimine aquilo que você nem sabe por que ainda está na sua casa. Como aquele presente que não tem nada a ver com você, está no fundo do armário e nuuuunca será usado.

Se você for desapegada, em pouco tempo terá enchido uma mala (ou muitas…) com todo tipo de objeto. Se for apegada ou guardadora, levará mais tempo e vai descartar menos, mas certamente terá bastante coisa para retirar.

Descarte, doe, abra espaço para coisas novas! Este é verdadeiramente o primeiro passo para uma casa – e uma vida – mais organizada.

Tá precisando de uma forcinha para conseguir se desafazer do que não serve mais? O Curso de Organização de Residências da Home Organizer tem um módulo especial dedicado ao descarte. Nele, a gente ajuda nossos alunos e alunas a realmente se desapegarem do que não precisam mais, na casa e na vida!

Que você comece 2014 com a casa renovada e cheia de espaço para novidades!

Ingrid

 

  • Ingrid Lisboa

    Para a mãe do Emiliano e criadora da consultoria Home Organizer, o segredo de uma casa em ordem é descomplicar. Ela escreve no canal Tudo organizado

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)