Correria de fim de ano. Dê um jeito nisso!


Ingrid Lisboa
por: Ingrid Lisboa
Especialista em organização residencial e pessoal, consultora e palestrante

Final de ano é sinônimo de correria? Sim e não. É claro que em dezembro temos a sensação de que o tempo está acabando e precisamos fazer tudo para ontem, tamanha é a quantidade de tarefas extras que aparecem em nossa agenda, mas elas não precisam ser feitas em meio ao stress. Não sei quanto a você, mas meu mês de dezembro sempre inclui confraternizações, apresentações escolares, compra de presentes, ceia de natal e organização da viagem de férias. E só de pensar nelas já começamos a ficar aflitas, não? No meu curso de organização, minhas alunas sempre reclamam disso também! A boa notícia é que, com um pouco de organização, dá para passar o mês mais light. Vou dividir com vocês duas dicas que funcionam muito na minha vida e que podem ser úteis para você também:

1)      Use e abuse de listas. Eu, viciada que sou em listas, faço desde listas de supermercado até de convidados para a ceia, passando pela lista de presentes (com nome da pessoa e presente escolhido). Como as listas me ajudam a parar de ouvir aquelas vozes que volta e meia aparecem dizendo “preciso lembrar de…”, sinto pessoalmente que organizar o fim de ano sem listas fica muito complicado. Sugiro baixar um aplicativo ou usar aquele bloco de notas do seu celular e descarregar nele todas as tarefas que vierem a sua cabeça, numa espécie de brainstoming. Depois você categoriza a lista por assunto e, voilá, tem todas as tarefas a serem feitas na ponta dos dedos.

2)      Faça uma coisa de cada vez. Com as listas em mãos, tente dedicar períodos nunca maiores do que 1h30/2h para cada lista, para que consiga manter e foco e o tempo gasto na execução de cada lista seja proveitoso. Como passar 5h/6h no shopping atrás de presentes cansa bastante, minha sugestão é fazer, por exemplo,  três períodos de compras. Assim mantém a concentração e não acaba indo ao cinema quando deveria estar comprando presentes. Sei que fazer uma coisa de cada vez não é algo para o qual as mulheres sejam treinadas, mas muitas pesquisas mostram que desperdiçamos em média 30% do nosso tempo ao tentar executar tarefas longas, especialmente quando não estamos mais concentradas nelas. Garanto que vale a pena testar.

 

Um beijo grande e ótimo final de ano sem correria para vocês!

Ingrid Lisboa

Me segue no Insta! @ingridlisboa.ho

logo home organizer

  • Ingrid Lisboa

    Para a mãe do Emiliano e criadora da consultoria Home Organizer, o segredo de uma casa em ordem é descomplicar. Ela escreve no canal Tudo organizado

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)