Siga itmae
facebook
twitter
rss
instagram
youtube
pinterest
Participe do itmãe
facebook
twitter
rss

GUIA IT MÃE - Produtos, serviços e lugares selecionados que a gente indica! CLIQUE AQUI >>

Como manter em ordem os livros das crianças?

Publicado em 22.06.2016 | por

livro_estante_organização

Colocar etiquetas coloridas para dividir os livros por assunto facilita a organização (Foto: Ingrid Lisboa/Home Organizer)

Acredito verdadeiramente que a leitura pode transformar a vida de uma criança. Enriquece o vocabulário, muda a forma de imaginar o mundo e a ensina a fantasiar. Minha mãe sempre me estimulou a ler e, desde pequena, comprava livros para cultivar meu hábito. Lembro-me do primeiro livro que li – A Nova Professora -, comprado no extinto Círculo do Livro. Guardei-o durante muitos anos,  li dezenas vezes e ainda me recordo da sensação deliciosa de abri-lo quando chegou pelo correio em nossa assinatura mensal.

Minha história com a leitura fez com que eu começasse a ler para o meu filho Emiliano desde muito cedo. Começamos com aqueles livros de tecido, quando ele ainda era bebê.  Hoje, aos 9 anos, ele lê sem que eu precise mandar ou pedir. Lê porque curte e se diverte. Portanto, meu desafio em casa foi, mais do que organizar os livros do meu filho, mantê-los em ordem com o uso constante, já que ele lê praticamente todos os dias. Então, compartilho com vocês três dicas preciosas:

1) A estante de livros precisa ficar na altura da criança para que ela tenha autonomia de retirar o exemplar quando quiser, mas, principalmente, devolvê-los no lugar. Afinal, não adianta ter um lugar para guardar, se os livros não voltarem para lá após o uso. Mas como fazer para que isso aconteça? Conto no próximo item!

2) Como as crianças são super interessadas na cor dos objetos e desde pequenas são ensinadas a identificá-las, sugiro marcar as laterais dos livros com adesivos coloridos em formato de bolinhas (aquelas de fechar envelope, sabe?) de forma que cada cor sinalize um tema. Ou seja: bolinha vermelha para livros de “piratas”, amarela para “princesas” e azul para “histórias para dormir”, por exemplo. Assim a criança nem precisa saber ler para devolver o livro sempre no mesmo lugar. Basta colocá-lo ao lado de outro com a mesma bolinha colorida. Fácil, fácil!

3) Estimular o desapego constante dos livros que não estão dentro da faixa etária da criança é super importante por vários motivos. Além de ensinar que devemos passar adiante o que não estamos mais usando, dando oportunidade de leitura a outras crianças, abrimos espaço para o novo. Portanto, a ideia não é você fazer cada vez mais e mais prateleiras para os livros, mas ter sempre o mesmo espaço, fazendo apenas entradas e saídas periódicas dos exemplares.

Quer saber mais? Conheça nosso Curso de Organização de Home Office e Documentos, que ensina a organizar os trabalhinhos das crianças, contas, exames e toda a papelada da casa!

logo home organizer

Siga a gente no Instagram: @itmae

Gostou do post?

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

Tags:, , , , , , , ,
Você também pode gostar de:

2 dicas para envolver seu filho nas tarefas de casa

Casa com criança e… a sala organizada!

Organização total na brinquedoteca

Quem faz
Ingrid Lisboa

Ingrid Lisboa

Para a mãe do Emiliano e criadora da consultoria Home Organizer, o segredo de uma casa em ordem é descomplicar. Ela escreve no canal Tudo organizado

Nossa seleção especial está aqui!
Encontre produtos, serviços e espaços indicados pelo It Mãe!

Clube It Mãe

Deixe seu e-mail e fique por dentro das novidades!

itmãe 2017 - Todos os direitos rervados