Como ensinar organização para crianças


Ingrid Lisboa
por: Ingrid Lisboa

Em meus cursos de organização, toda vez que comento como meu filho de 5 anos organiza os próprios brinquedos depois de se divertir com eles alguém me olha com cara de pena. Muita gente realmente pensa que, para a criança, criatividade e felicidade são sinônimos de bagunça. E não é nada disso. Estou certa de que faz parte da felicidade da criança ser responsável e cuidadora de seus próprios pertences, pois entre outras coisas ela aprende a valorizar o que tem, e não a reclamar do que não tem.

 

Meu pequeno organizado lá de casa fica feliz da vida quando procura um brinquedo e acha facilmente, pois, como ele mesmo diz: “é mais legal brincar do que procurar”. Sim, a frase educativa foi minha no passado. Mas hoje é dele. Tenho orgulho de dizer que ele zela pelos próprios brinquedos e os guarda depois da brincadeira. Ele também adora dizer que sabe organizar.

 

Claro que há dias em que ele tem preguiça e não quer guardar nada sozinho. Nestes dias, entro com ele na bagunça e vamos guardando juntos. Mais do que ajudar, minha maior intenção é que ele encare a organização como algo gostoso de fazer e de aproveitar, e não como obrigação ou estresse. Por isso me policio para nunca entrar gritando e dizendo coisas como “guarda isso agoooorraa”, sair batendo porta e deixá-lo sozinho. Dessa forma ele acharia que organizar é uma atividade chata e solitária, e jamais se animaria para organizar coisa alguma, nem em casa nem na vida.

 

Se você está às voltas com uma criança e uma sala cheia de brinquedos, que tal começar providenciando um caixa para cada tipo de brinquedo e, da próxima vez que terminarem a brincadeira, começar a guardar, junto com a criança, cada coisa em seu lugar? Se tiver dois filhos, pode até tentar brincadeiras como “quem guardar mais brinquedos em 3 minutos ganha um prêmio”. O lúdico sempre funciona com a criança. Teste e comprove. Se deu certo para meu filho, vai funcionar para vocês também.

 

Um beijo,

Ingrid

 

Leia mais sobre organização doméstica aqui!

  • Ingrid Lisboa

    Para a mãe do Emiliano e criadora da consultoria Home Organizer, o segredo de uma casa em ordem é descomplicar. Ela escreve no canal Tudo organizado

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)