Siga itmae
facebook
twitter
rss
instagram
youtube
pinterest
Participe do itmãe
facebook
twitter
rss

GUIA IT MÃE - Produtos, serviços e lugares selecionados que a gente indica! CLIQUE AQUI >>

5 dicas para sua roupa durar mais

Publicado em 24.02.2017 | por

Manchou a roupa? Lave-a o mais rápido possível (Foto: 123RF)

Todo mundo tem uma peça preferida, que usa tanto que ela chega a “gastar”. Para fazer com que ela e o restante do seu armário durem mais tempo, confira as dicas que dou para minhas clientes (e/ou suas funcionárias) no curso de Lavar e Passar Roupas

1) Evite deixar de molho

Muita gente acredita que deixar roupas de molho por longos períodos faz com que elas fiquem mais limpas ou mais brancas. No entanto, deixar a roupa de molho em água e sabão por muitas horas (já tive clientes que deixavam 2 ou 3 dias antes de fazerem curso comigo!) pode fazer com que o tecido fique cada vez mais encardido. Isso acontece porque, depois de algum tempo, a sujeira alojada no tecido vai para a água e, com o molho prolongado, acaba voltando para a roupa. O problema é que, ao voltar, ela atinge inclusive partes da roupa que não estavam tão sujas antes. Este processo fica bastante evidente com meias brancas. Já reparou que quanto mais deixamos as meias de molho, mais elas ficam encardidas? Por isso, caso tenha roupas muito sujas para lavar, faça pré-lavagem ou utilize o programa da lavadora para “Roupas encardidas” ou “Lavagem Pesada”, mas evite deixar de molho por longos períodos.

3) Tire as manchas o mais rápido possível

Todas as roupas que estiverem com manchas leves ou intensas precisam de pré-lavagem, brancas ou de outras cores, incluindo as escuras. Porém, o segredo do sucesso para ficar livre das manchas é retirá-las o mais rápido possível, pois quanto mais a sujeira ficar no tecido, mais ela penetra na fibra. O resultado é uma mancha cada vez mais difícil de sair. Já reparou como as manchas de roupas que trazemos de viagens longas dão muito trabalho para sair? É por isso! Para as recentes, do dia-a-dia, como comida, bebidas, vômito, xixi ou cocô, o processo é bem simples: quando notar uma sujeira mais intensa na roupa, faça assim que possível a pré-lavagem utilizando sabão líquido sobre a mancha antes de fazer a lavagem. Coloque o produto puro (não pode diluir em água!), espalhe com o dedo indicador e espere 10 minutos antes de colocar na máquina. Em geral, a mancha sai sem complicação.

3) Não repasse roupas brancas

Nosso corpo solta micropartículas de pele o tempo todo, como parte da renovação celular, certo? Acontece que estas partículas minúsculas e invisíveis a olho nu se alojam na fibra do tecido e, ao passarmos o ferro sobre elas, a roupa branca fica super amarelada. Tecnicamente, não deveríamos repassar a ferro nenhum tipo de tecido pois todos ficarão “marcados” de amarelo. No entanto, na roupa branca este amarelado fica muito mais  evidente. Por isso, caso decida que realmente não quer colocar a roupa para lavar ainda, repasse apenas com uma passadeira a vapor, pois esta usa apenas o vapor da água para esticar o tecido novamente. Por isso, não deixará qualquer mancha ali.

4) Lave a mão roupas delicadas, peças em seda e tudo que tiver bordados, lantejoula ou pedraria. Com exceção das que precisarem de lavagem a seco na lavanderia, todas estas peças devem ser lavadas a mão do começo ao fim do processo – isso significa não passar pela máquina (com ou sem saquinho de lavar roupas), nem mesmo para centrifugação. Muita gente lava a mão e finaliza o processo na máquina, esquecendo que o roda-roda da centrífuga também pode estragar os tecidos.

5) Não abuse do amaciante na lavagem das toalhas de banho. Ao contrário do que muita gente pensa, mais amaciante não deixa a toalha mais macia. Deixa, isso sim, a toalha impermeável, pois a base do amaciante é uma espécie de “gordurinha”. Faça o teste: pegue um pouco de amaciante e esfregue nos dedos. Não é meio pastoso? É até difícil lavar as mãos depois… Agora imagine o excesso deste produto nas fibras da sua toalha. Sendo assim, verifique a dosagem correta na embalagem e jamais altere as quantidades indicadas. Se estiver usando amaciante concentrado, por exemplo, você só precisará de meia tampa do produto para amaciar uma máquina cheia de toalhas. Acredite: menos é mais! Suas toalhas ficarão cheirosas, macias e super absorventes.

Siga a gente no Instagram: @itmae

Gostou do post?

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

Tags:, , , , , , , , , ,
Você também pode gostar de:

Organização total na brinquedoteca

Efeito caixa é tendência na decoração

Panqueca doce para o café da manhã

Quem faz
Ingrid Lisboa

Ingrid Lisboa

Para a mãe do Emiliano e criadora da consultoria Home Organizer, o segredo de uma casa em ordem é descomplicar. Ela escreve no canal Tudo organizado

Nossa seleção especial está aqui!
Encontre produtos, serviços e espaços indicados pelo It Mãe!

Clube It Mãe

Deixe seu e-mail e fique por dentro das novidades!

itmãe 2017 - Todos os direitos rervados