Siga itmae
facebook
twitter
rss
instagram
youtube
pinterest
Participe do itmãe
facebook
twitter
rss

GUIA IT MÃE - Produtos, serviços e lugares selecionados que a gente indica! CLIQUE AQUI >>

5 dicas para manter a casa limpa e organizada

Publicado em 22.03.2017 | por

Para manter a casa em ordem, devolva os objetos aos seus lugares após o uso (Foto: Freeimages)

Correria é a palavra que define o dia a dia das mães. Mas ao contrário do que se pensa, ter uma agenda lotada nem sempre é sinônimo de caos no lar. Confira algumas dicas a seguir para manter a casa em ordem entre uma faxina e outra.

1) Cada coisa em seu lugar. Ao chegar em casa, pessoas desorganizadas costumam deixar tudo, da bolsa ao casaco, em qualquer canto. Depois perdem muito tempo as procurando. Desorganizados quase nunca sabem onde estão seus óculos, nem as chaves do carro, nem a carteira… Por isso, o ideal é você ter um lugar para cada coisa. Algo como um canto específico para colocar as mochilas das crianças assim que elas chegam da escola, um organizador para organizar as contas a serem pagas, um gancho para as crianças colocarem pela manhã, elas mesmas, os pijamas que ainda vão usar.

2) Devolva os objetos ao lugar deles. Não adianta criarmos um lugar para cada item se não devolvermos sempre a este local, certo? Ou seja, precisamos guardar de volta nos armários as roupas ou sapatos que experimentamos mas decidimos não vestir, alimentos cuja embalagem abrimos e não comemos tudo, documentos que pegamos em pastas somente para consultar. E aqui entra um componente que precisamos treinar: o novo hábito de devolver as coisas sempre no mesmo local. Dá trabalho? Sim! Até porque, nas primeiras semanas, é realmente uma nova tarefa que você vai precisar inserir na rotina. Mas é muito mais fácil devolver o passaporte à pasta dele ao voltar de viagem do que procurá-lo feito louca na véspera da próxima, não é?

3) Utilizar produtos práticos para limpar a casa. Assim, você terá de investir menos tempo na lavanderia e na limpeza da casa. Este produtos, por exemplos, são must have para quem tem criança e pouco tempo disponível para cuidar das roupas: sabão líquido concentrado (que também pode ser usado para retirar manchas de comidas, entre outras), saco de lavar roupas delicadas e lenços anti-manchas, que permitem a mistura de cores ao lavar na máquina (sim, pode confiar neles).

4) Fazer listas para tudo. Pessoas organizadas geralmente são adeptas (quase viciadas!) de listas. Fazem deste listas do que colocar na mochila quando a criança vai dormir na casa do amiguinho, até listas de passeios legais para fazer nos feriados. E, como sempre carregam estas listas com elas (em aplicativos sincronizados em nuvem), podendo abastecê-las com mais e mais informações quando e onde quiserem. Já reparou que estas pessoas parecem ter sempre uma indicação sobre qualquer coisa que perguntamos? Eu uso um aplicativo para fazer diversos tipos de listas, incluindo as de organização e limpeza da casa, chamado Evernote. Mas ele também serve para armazenar outros dados, que posso acessá-los com facilidade onde houver conexão com a internet. Que tal adotar um app para chamar de seu também?

5) Tenha um Cesto da Organização para fazer, todos os dias, uma ronda em casa recolhendo o que está fora do lugar e colocando no local correto. O mais legal deste cesto é que você pode ensinar/delegar a tarefa para as crianças, empregada, babá, marido… Com as crianças pode ser bastante lúdico e você pode até premiá-las quando conseguirem guardar as coisas ao lugar que pertencem sem erros. Basta juntar estrelinhas, bolinhas coloridas ou pontos num painel e, depois de algum tempo, premiar o pequeno organizado da semana ou do mês como forma de incentivo.

Siga a gente no Instagram: @itmae

Gostou do post?

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

Tags:, , , , , , , , , ,
Você também pode gostar de:

Dicas para colocar mais cor na sua casa!

Não consegue desapegar do que não usa? Comece a lista por essas seis coisas

7 ideias para tornar a sua casa mais espaçosa

Quem faz
Ingrid Lisboa

Ingrid Lisboa

Para a mãe do Emiliano e criadora da consultoria Home Organizer, o segredo de uma casa em ordem é descomplicar. Ela escreve no canal Tudo organizado

Nossa seleção especial está aqui!
Encontre produtos, serviços e espaços indicados pelo It Mãe!

Clube It Mãe

Deixe seu e-mail e fique por dentro das novidades!

itmãe 2017 - Todos os direitos rervados