4 erros que a gente comete ao ensinar organização para crianças


Ingrid Lisboa
por: Ingrid Lisboa
Especialista em organização residencial e pessoal, consultora e palestrante
Engana-se quem pensa que criança fica entediada com rotina. Rotina deixa os pequenos seguros e os ajuda a serem mais organizados (foto: arquivo pessoal) Este é o mural que montei para o meu filho com as atividades da escola e de casa para que ele se aproprie de suas atividades. Rotina deixa os pequenos seguros e os ajuda a serem mais organizados (foto: arquivo pessoal)

 

Durante meus cursos de Organização Pessoal e de Gestão Doméstica, temos discutido muito entre as alunas como pode ser difícil ensinar uma criança a ser organizada desde pequena. Refiro-me não somente a guardar brinquedos. Uso o termo organização num sentido maior. Falo de um hábito que trará conseqüências para a criança ao longo de toda sua vida. Tenho acompanhado o pós-curso de várias alunas, especialmente com filhos pequenos, e foi possível perceber que não somente o tempo disponível de cada mãe para “insistir” em ferramentas de organização varia de acordo com a família, mas as ferramentas aplicadas à realidade da vida infantil também mudam muito. O interessante é observar, felizmente, que diversos métodos funcionam! Mas há outros que não dão certo. Estes são 4 erros que muitas mães (e pais) cometem ao ensinar organização aos filhos:

1) Ensinar apenas falando, sem fazer Boa parte das mães que não conseguem ensinar o filho a ser organizado com suas roupas, brinquedos e objetos pessoais, me confessaram que investiram bastante tempo explicando “como fazer”. Mas não fizeram a tarefa ao lado da criança mais de uma vez. Umas delas me contou, por exemplo, que depois de ensinar o filho de 8 anos a dobrar o pijama passou apenas a cobrar que ele dobrasse. Depois de duas semanas de cobrança – sem resultados – ela sentou com ele e perguntou: “Filho, por que você não dobra o pijama?” Ele, honestamente, respondeu: “Por que eu esqueci como dobrar, mamãe”. Moral da história: como a criança aprende por imitação e por repetição, temos de praticar com ela várias vezes.

 

2) Impor seu próprio método de organização É claro que sempre caberá ao adulto determinar boa parte de como deve ser organizada uma casa e suas rotinas. Afinal, essa responsabilidade é nossa. No entanto, muitas vezes os métodos que usamos são realmente bons para nós – mas não funcionam com nossos filho. Quando meu filhos era pequeno tentei, por exemplo, uma organização de brinquedos que havia funcionado com os filhos de uma super amiga. Depois descobri que na minha casa um método bem mais simples já seria suficiente. Tente questionar seus métodos e, quem sabe, simplifique-os!

 

3) Mudar constantemente as rotinas domésticas De acordo com as conversas que tive com clientes e alunas, uma das formas mais eficazes de desmotivar uma criança a seguir rotinas é, justamente, mudar a rotina várias vezes. Interessante observar isso porque muitas mães acham que as crianças ficam entediadas com rotina. Engano nosso. Criança gosta mesmo de rotina e se sente segura com ela. Aqui em casa, montei um mural (esse da foto) com a rotina do meu filho – na escola e em casa.

 

4) Organizar com perfeição o que a criança ainda não organiza muito bem Essa eu aprendi com a minha experiência e também de amigas e alunas perfeccionistas como eu: nunca melhore a organização que sua criança fez. Descobri, com meu pequeno, que ele tem plena consciência de que eu dobro as camisetas melhor do que ele. Em sua ingenuidade infantil, até me pergunta como isso é possível (!).  Quando comecei a ensinar organização para ele, confesso que refiz algumas coisas que fugiram ao meu padrão de qualidade. Erro meu. Melhor deixar a cama menos arrumada do que eu gostaria e ensiná-lo que sempre dá para melhorar o próprio trabalho.

No próximo artigo vou falar sobre os métodos mais eficazes para ensinar organização para as crianças. Não perca!

Um beijo grande!

Ingrid

logo home organizer

  • Ingrid Lisboa

    Para a mãe do Emiliano e criadora da consultoria Home Organizer, o segredo de uma casa em ordem é descomplicar. Ela escreve no canal Tudo organizado

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)