Quanto tempo leva cada atividade doméstica?


Ingrid Lisboa
por: Ingrid Lisboa
Especialista em organização residencial e pessoal, consultora e palestrante

Sabendo quanto tempo leva cada atividade doméstica você vai conseguir planejar as tarefas que que su empregada doméstica deve executar cada dia da semana (foto: 123TRF)

 

Quem nunca achou que o tempo da empregada doméstica estava rendendo pouco levanta mão. Eu sou uma delas. No começo da vida de casada, há quase 18 anos, eu mal sabia quanto tempo levava para trocar o jogo de lençol da cama no dia da faxina do quarto. O que me levava a não saber quanto tempo levava cada tarefa doméstica era, evidentemente, não saber executar de maneira correta estas atividades.

Eu conseguia me virar na cozinha, na limpeza e na lavagem das roupas. Mas não saber tirar manchas de desodorante das camisas do meu marido fazia com que eu não conseguisse, por exemplo, calcular se o tempo da Rosa (minha empregada naquela época) na lavanderia era excessivo ou não. Confesso que muitas vezes cheguei a achar que ela enrolava o trabalho (#quemnunca). Não sei quanto a você, mas além de sentir que, às vezes, o dia da Rosa não rendia, eu ainda ficava sem graça de perguntar a ela quanto tempo levava tal ou tal tarefa, pois acreditava que não seria educado da minha parte insinuar que ela estava enrolando.

Alguém pode me dizer que não somente achou que a empregada estava enrolando como realmente descobriu que ela passava mais tempo vendo vídeos no You Tube do que passando com mais capricho as camisas do marido. Como especialista em gestão doméstica que sou hoje, prestando serviços de consultoria na casa das clientes eu percebo que este não é, felizmente, o padrão. Muitas funcionárias domésticas realmente passam tempo demais ao celular, mas este comportamento não é uma exclusividade delas. Há uma boa parcela de pessoas de todas as idades que não conseguem desgrudar destes aparelhinhos viciantes. Mas este já é assunto para outro post…

O fato é que, por muitas outras questões, fui estudar e aprender a fazer todo o serviço doméstico, o que me permitiu aprender a controlar a gerenciar melhor as atividades das nossas ajudantes em casa. Quando entrei no curso de culinária básica descobri, por exemplo, que para fazer um almoço trivial do dia-a-dia eu não levaria meia hora, mas de 45 minutos a pouco mais de uma hora. Outra coisa interessante foi descobrir que só para trocar o jogo de lençol da cama, incluindo a capa de edredom e as almofadas, eu precisaria de cerca de 30 minutos. Antes de calcular este tempo, eu achava que levava apenas uns 10 minutos.

Por isso, recomendo muito que você adentre um pouco mais no “saber fazer” das tarefas da sua casa, para poder conseguir calcular o tempo tendo em vista a maneira como sua funcionária desenvolve cada uma delas. Além disso, sabendo quanto tempo leva cada atividade doméstica você vai conseguir planejar as tarefas que ela deve executar cada dia da semana. Ou seja, conseguirá gerenciar melhor a produtividade dela na sua casa.

No entanto, como toda tarefa leva um tempo médio para ser executada, quero dividir com você um lista básica de algumas atividades domésticas, para que você conseguir ter uma ideia de quanto tempo demandam. Como se trata de um tempo médio, você vai notar que a margem de mais e menos tempo é grande, já que não existem casas com complexidades idênticas. De qualquer forma, acredito que já será um começo para te ajudar a pensar melhor quanto tempo levam as tarefas na sua casa.

  • Lavar roupas (tirar manchas + colocar na máquina) – 30 minutos
  • Estender roupas no varal (1 máquina cheia) – 15 minutos
  • Lavar roupas a mão (2 peças) + estender no varal – 15 minutos
  • Preparar almoço / jantar trivial (arroz, feijão, salada lavada na hora, legume refogado, suco) – 45 minutos a 1h10
  • Preparar café da manhã elaborado (suco na hora, tapioca, torrada etc) – 20-30 minutos
  • Lavar louça de almoço ou jantar para até 4 pessoas (com panelas) – 20-30 minutos
  • Lavar cozinha diariamente (lavar louça, limpar fogão, varrer e passar pano de chão, limpar bancadas e mesa) – 45 minutos a 1 hora

Um beijo e até a próxima, 

Ingrid Lisboa

PS: Este mês tem curso de gestão doméstica na Home Organizer. Para saber mais, clique aqui!

 

  • Ingrid Lisboa

    Para a mãe do Emiliano e criadora da consultoria Home Organizer, o segredo de uma casa em ordem é descomplicar. Ela escreve no canal Tudo organizado

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)