Panqueca doce para o café da manhã


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe

Com vocês, nossa primeira panqueca de café da manhã 🙂 (foto: It Mãe)

 

A ideia surgiu na última viagem que fizemos. Passamos um fim de semana delícia em São Francisco Xavier e ficamos hospedados na Pousada Muriqui. No café da manhã, o que tinha? Panquecas fininhas e incríveis! As crianças adoraram rechear com banana e mel.

Achei a ideia boa pra variar o cardápio do café da manhã e prometi pra Bela e o Fe que tentaria fazer em casa no fim de semana (que é quando temos mais tempo, né, produção?). Procurei uma receita bem fácil na internet e fui pra cozinha! Fazer a panqueca parecia não ter segredo nenhum: bastava misturar os ingredientes no liquidificador e depois colocar, por partes, numa frigideira – a receita dava 4 porções. 

 

Eu e o Fe: com cara de quem acabou de acordar e felizes com a primeira tentativa bem-sucedida (foto: It Mãe)

A parte um (de misturar os ingredientes) foi cumprida com sucesso. Já a parte dois… nossa… errei muito a mão. A primeira saiu preta, de tão queimada.  A segunda, ficou grossa demais, massuda. E sabe aquela história de virar a panqueca no ar? A pessoa aqui não conseguiu… Embolou tudo. Preferi recorrer a uma daquelas frigideiras duplas,  que você encaixa uma na outra pra poder virar o lado, sabe? Link aqui de uma! Entendi também que precisava colocar o fogo mais baixo possível e então, com muita concentração (rsrsrs) deu certo! E o Felipe, meu amado exagerado, disse que foi a melhor panqueca que ele comeu na via. Não foi! Tenho certeza. Mas serviu de incentivo pra repetir a dose no próximo findi.

Na segunda panqueca, já até me arrisquei a colocar um pouquinho de canela na massa! E da próxima vez vou trocar o açúcar refinado pelo mascavo. Recomendo fazer também.

Segue a receita!

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de açúcar refinado ou mascavo
  • 3/4 de xícara (chá) de leite integral

Rende 4 porções

Modo de fazer Bata todos os ingredientes no liquidificador no modo mais leve. É rápido! Só até obter uma mistura homogênea. Em seguida, coloque o equivalente a 1/4 do total da massa numa frigideira pequena (é 1/4 para cada panqueca). Coloque em fogo bem baixo. Quando a massa estiver soltando do fundo, vire o lado. Deixe mais um pouco e está pronta! O passo seguinte é rechear. Adoramos colocar banana, mel e canela. Mas dá para experimentar com outras frutas. Que tal frutas vermelhas? E colocar amêndoas laminadas? Nutella ou doce de leite para uma manhã feliz também pode ser uma boa 😉 

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)