Receita de pizza sem farinha tem segredinho gourmet


Monique dos Anjos
por: Monique dos Anjos
Essa receita vale por uma refeição completa – e para dois! (foto: Monique dos Anjos) Essa receita vale por uma refeição completa – e para dois! (foto: Monique dos Anjos)

 

Semana passada, depois de comer uma baguete inteira após quase um mês sem sequer morder um pão francês, fui buscar apoio na internet. E eu, que só queria ler que tudo ia ficar bem, acabei ainda mais inconsolável depois de consultar o dr.Google. Encontrei todo o tipo de puxão de orelha. Pessoas dizendo que não emagrecemos porque não temos força de vontade. Que o certo é não fazer dieta, mas que estar acima do peso é ser displicente com a própria saúde. E até gente falando que a mídia não cumpre o papel de exaltar a beleza que existe na diversidade dos corpos ao mesmo tempo em que criticam as celebridades que não têm barriga negativa.

O jeito foi encarar meus deslizes de forma racional e lembrar que o sucesso da minha dieta será construído a partir da soma de todas minhas escolhas (e por que não dizer recusas) à mesa – e não de uma única. Portanto, Moniques que estão lendo essa coluna, saibam que vai ficar tudo bem, sim. Afinal, você sempre terá a refeição seguinte para retomar as rédeas da sua alimentação e reprogramar suas metas para alcançar o que considera sucesso – no meu caso menos gordura e mais músculo.

Essa teoria parece estar funcionando. Na última pesagem a balança marcou 80.5. Ou seja, já se foram mais de quatro quilos  e meio eliminados. Devo esses resultados, em partes, às receitas que faço imediatamente após comer demais. No dia seguinte à fatídica baguete, por exemplo, decidi reduzir o consumo de carboidrato e testar uma receita de pizza cuja massa é feita com couve-flor, vejam só. E sem um pingo de farinha. Espero que vocês curtam tanto quanto eu!

Beijos,
Monique

Receita de pizza com massa de couve-flor
Ingredientes

  • 01 couve-flor inteira
  • 01 ovo ligeiramente batido
  • 02 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • Sal e pimenta a gosto
  • Molho de tomate, queijo ralado, tomate cereja e manjericão para a cobertura (ou outros ingredientes da sua preferência)

Quais utensílios você vai precisar

  • 01 processador de alimentos ou um ralador para triturar a couve-flor
  • 01 folha de papel vegetal (opcional)
  • Óleo vegetal em spray (opcional)

Modo de preparo
Passo 01

Lave a couve-flor, corte-a em pedaços pequenos e coloque no processador. Triture até obter uma consistência próxima a arroz cru (foto: Monique dos Anjos) Lave a couve-flor, corte-a em pedaços pequenos e coloque no processador. Triture até obter uma consistência próxima a arroz cru (foto: Monique dos Anjos)

 

Passo 02

Transfira a couve moída para uma travessa, tempere com sal e pimenta e leve ao microondas por cinco minutos. Deixe esfriar e espalhe a couve-flor em um guardanapo de pano limpo. Esprema até extrair todo o líquido (foto: Monique dos Anjos) Transfira a couve-flor moída para uma travessa, tempere com sal e pimenta e leve ao microondas por cinco minutos. Deixe esfriar e logo espalhe a couve-flor em um guardanapo de pano limpo. Esprema bem com as mãos até extrair todo o líquido (foto: Monique dos Anjos)

 

Passo 03

Transfira a couve-flor novamente para uma travessa, inclua o ovo e o parmesão e misture bem. Espalhe essa massa sobre uma forma coberta com papel vegetal e untada com spray de cozinha. Asse em fogo médio por 15 minutos ou até dourar. Finalize acrescentando a cobertura de sua preferência e levando ao forno por mais 10 minutos para que o queijo derreta (foto: Monique dos Anjos) Transfira a couve-flor novamente para uma travessa, inclua o ovo e o parmesão e misture bem. Espalhe essa massa sobre uma forma coberta com papel vegetal e untada com spray de cozinha para não grudar. Asse em fogo médio por 15 minutos ou até dourar. Acrescente a cobertura de sua preferência e leve ao forno por mais 10 minutos para que o queijo derreta (foto: Monique dos Anjos)

 

  • Monique dos Anjos

    Com diploma de jornalista e alma de cozinheira, a editora convidada de gastronomia do It Mãe passou a sentir a vida mais doce desde que se tornou mãe da Victoria.

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)