Que tal um bolinho de batata para aproveitar o purê que sobrou?


Monique dos Anjos
por: Monique dos Anjos
Essa receita rende 12 bolinhos; ideal para famílias pequenas Esta receita rende 09 bolinhos; ideal para famílias pequenas (foto: Monique dos Anjos)

 

Entre minhas neuras de mãe estava o medo de que Victoria poderia achar que as frutas crescem em copos, já cortadas e descascadas desde o pé. É que por aqui, depois de desperdiçar muita fruta passada, decidi só comprar tudo pronto para consumo. A vantagem é não precisar de adivinhação para descobrir se já é hora de comer o mamão, além de ser prático poder levar para casa um abacaxi cortadinho e sem casca. A desvantagem envolve o aumento do lixo que produzimos (por causa das embalagens) e o preço, normalmente mais salgado.

Depois de muito refletir, descobri que me preocupar se tornou um terrível hobby desde que Victoria nasceu. Ora, porque simplesmente não fico feliz em saber que ela come frutas e ponto? Até porque, minha macaquinha está sempre grudada à minha cintura durante as idas à feira e mercado. Então imagino que quando alguém lhe apresentar uma melancia ela não vai achar que é simplesmente a bola mais gigante e pesada que já passou por seus olhos.

E para que minha pequena possa sempre conhecer o que come – e de quebra se distrair enquanto eu cozinho – costumo entregar na mão dela um pedaço de algum ingrediente que estou manuseando. O último foi uma batata. Adoraria dizer que ela tocou, mordeu, tentou sentir o cheiro etc. Mas na verdade esse objeto estranho despertou pouquíssima curiosidade e logo foi parar na caixa de brinquedos. A receita do dia era um purê de batata bem básico, daqueles em que só se acrescenta um pouco de manteiga e tempero. Diria que ela gostou, mas não amou. Bem diferente do prato do dia seguinte: um bolinho de batata com cebolinha feito com a “sobra” do purê. Experimente a receita você também. E se não tiver purê dando sopa em casa, prepare um na hora. Sua receita só tem a ganhar.

Beijos,

Monique

Bolinho de purê batata com cebolinha

bolinho de batata foto victoria

Ingredientes

  • 02 ovos
  • 02 xícaras de purê de batata pronto
  • 1/2 xícara de farinha de rosca ou farelo de pão torrado
  • 1/2 xícara de salsa e cebolinha picadas
  • Sal e de noz moscada a gosto

Modo de preparo

bolinho de batata foto 01 Em uma tigela, bata brevemente os ovos; acrescente o purê de batata, a farinha de rosca, salsa e cebolinha e uma pitada sal e de noz moscada (foto: Monique dos Anjos)

 

bolinho de batata foto 02 Misture bem até mesclar todos os ingredientes. Em seguida, leve uma frigideira ao fogo com uma fina camada de azeite (foto: Monique dos Anjos)

 

bolinho de batata foto 03 Encha uma colher de sopa com a massa e faça um bolinho. vá fazendo vários bolinhos e coloque na frigideira quantos couberem. Você pode achatar os bolinhos pressionado uma colher sobre eles. Deixe fritar por três minutos de cada lado ou até que estejam dourados (foto: Monique dos Anjos)

 

  • Monique dos Anjos

    Com diploma de jornalista e alma de cozinheira, a editora convidada de gastronomia do It Mãe passou a sentir a vida mais doce desde que se tornou mãe da Victoria.

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)