Siga itmae
facebook
twitter
rss
instagram
youtube
pinterest
Participe do itmãe
facebook
twitter
rss

GUIA IT MÃE - Produtos, serviços e lugares selecionados que a gente indica! CLIQUE AQUI >>

Dia da Pizza: receita saudável para fazer em família

Publicado em 08.07.2016 | por

dia_da_pizza

Para decorar a massa, faça carinhas divertidas com vegetais (Foto: Pequeno Gourmet)

Quais as comidas preferidas da sua família? A pizza provavelmente está entre elas, acertamos? As estatísticas comprovam: cerca de um milhão de pizzas são consumidas diariamente no Brasil, de acordo com a Associação das Pizzarias Unidas. Esse número deve aumentar no próximo domingo, dia 10, quando se comemora o Dia Internacional da Pizza! Que tal aproveitar a data para preparar uma receita deliciosa – e saudável – com a ajuda dos seus pequenos? A sugestão a seguir é de Camila Verdeja, do site Pequeno Gourmet, que é mãe do Santiago, de 3 anos. Ela faz apenas uma ressalva. “Para contar com a ajuda dos filhos é importante não se preocupar com a bagunça, apresentar os ingredientes e deixá-los provar, permitir que coloquem a mão na massa, além de usar a imaginação na hora de decorar a pizza. E não se esqueçam de registrar a carinha do filhote”, afirma Camila. Bom apetite!

Massa da pizza

Ingredientes:

3/4 xíc. (chá) de água morna;
1 pacotinho de fermento biológico seco;
1/2 col. (chá) de açúcar;
1 1/2 xíc. (chá) de farinha branca;
1/4 xíc. (chá) de farinha de trigo integral;
1 col. (chá) de sal marinho;
2 col. (sopa) de fubá, de preferência branco;
2 col. (sopa) de azeite extra-virgem.

Modo de fazer:

Coloque a água morna numa tigela pequena ou num copo medidor — se a água estiver quente demais, o fermento cozinha; se muito fria o fermento não cresce. Acrescente o fermento e o açúcar e misture até dissolver bem e ficar com uma cor bege uniforme. Deixe repousar por 5 minutos, até a água começar a fermentar, formando uma fina película de bolhas na superfície, indicando que está ativa.

Para sovar a massa, existem duas opções:

Com o processador: Meça todos os ingredientes dentro do misturador. Use a lâmina plástica especial para a massa (a lâmina de metal pode cortar a massa em pedaços). Deixe na opção pulsar em toques rápidos por uns 3 minutos. Essa técnica evita que a massa esquente.

Com as mãos: meça as farinhas e o sal numa tigela. Adicione a água fermentada e o azeite. Misture bem, mexendo com uma colher resistente. Polvilhe ligeiramente uma superfície limpa e seca. Faça uma bola na massa, coloque sobre o balcão e pressione para baixo com a palma da mão. Dobre a massa e pressione novamente. Continue a abrir e pressionar a massa por uns 8 minutos, até que fique homogênea. (Você sentirá a consistência diferente, mais macia e elástica). Adicione apenas um pouco de farinha para evitar que a massa grude.

Com a massa sovada, ponha um fio de azeite numa tigela média. A massa estará grudenta, portanto enfarinhe as mãos antes de colocá-la na tigela. Vire-a diversas vezes até ficar envolta em azeite, para evitar que forme uma crosta enquanto a massa cresce. Cubra com filme de PVC e deixe num local com temperatura de 20 a 25ºC, sem correntes de ar frio, por 2 horas, até que quase dobre de tamanho. Mantenha em repouso na geladeira por uma hora, para firmar. Já que a massa é ligeiramente grudenta, refrigerá-la ajuda a agregar sabor e textura. Que tal chamar o filhote para ajudar a abrir a massa? Com ela aberta, coloque no forno e asse a 200ºC, por uns 12 minutos. Tomando cuidado para não queimar, claro!

Molho especial

Ingredientes:

1 cebola cortada em 4;
2 dentes de alho;
1 col. de sopa de azeite de oliva;
1 col. de sobremesa de orégano;
1 xíc. de tomate pelado;
Folhinhas de manjericão e sal/pimenta a gosto.

Modo de fazer

Misture a cebola, os dentes de alho, o orégano e o azeite e asse por 15 minutos no forno pré-aquecido a 180ºC. Junte os vegetais com os demais ingredientes no processador e acrescente sal e pimenta a gosto. Bata por alguns minutos e pronto! Agora é só espalhar no disco de pizza e cobrir com os ingredientes de sua preferência.

Sugestão de decoração: 

As coberturas podem se transformar em simpáticas carinhas, como por exemplo:

– ricota temperada com cebolinha e olhinhos, boca e nariz  de tomates aliem do penteado de mini rúcula (colocar as folhinhas depois de assar a pizza);

– queijo de búfala, olhinhos de abobrinha e azeitona, nariz e boca de tomates e cabelinho de manjericão fresco (colocar as folhinhas depois de assar a pizza).

Siga a gente no Instagram: @itmae

Gostou do post?

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,
Você também pode gostar de:

Soluções para o bebê e o irmão mais velho dividirem o mesmo quarto

Mudar de casa ou reformar?

5 dicas para manter a casa limpa e organizada

Quem faz
Malu Echeverria

Malu Echeverria

Jornalista, mãe do Gael e redatora-chefe do It Mãe. Para ela, é essencial colocar a máscara de oxigênio primeiro na gente, depois na criança

Nossa seleção especial está aqui!
Encontre produtos, serviços e espaços indicados pelo It Mãe!

Clube It Mãe

Deixe seu e-mail e fique por dentro das novidades!

itmãe 2017 - Todos os direitos rervados