Como preparar o tradicional guacamole mexicano em três passos


Monique dos Anjos
por: Monique dos Anjos
Você pode servir o guacamole no tomate ou na própria casca do abacate (foto: Monique dos Anjos) Dica para deixar a apresentação mais charmosa: você pode servir o guacamole no tomate ou na própria casca do abacate (foto: Monique dos Anjos)

 

Assistir filmes é um dos meus passatempos preferidos. Acredito que mesmo os mais despretensiosos sempre acabam ensinando alguma lição. Atualmente estou em uma fase quase obsessiva de tramas com ficção científica. Até já me peguei pensando mais de uma vez o que eu faria se pudesse voltar no tempo (coisa que esse gênero adora discutir). Antes que você pense que eu tentaria algo grandioso como avisar às autoridades sobre a crise de água de 2014 ou tentar mudar qualquer cenário realmente importante, saiba que meus pensamentos são bem mais egoístas. Eu queria mesmo era poder encontrar a Monique mais jovem e prepará-la melhor para as surpresas da maternidade. Meu recado seria mais ou menos assim:

“Querida Monique, sei que quando você julga uma mãe (ou pior, uma criança) você não está fazendo por mal. Mas certas situações, como a birra no supermercado ou no corredor do shopping são quase inevitáveis e você vai ter que aprender a encará-las numa boa, porque elas vão acontecer contigo também. Da próxima vez em que você ver uma criança entretida com um tablet durante um almoço com pais, não pense que ela está perdendo a chance de ver as pessoas em volta, de sentir os aromas do local e provar nossas experiências. Você vai agradecer cada vez que sua filha sentar e se ocupar com alguma tecnologia (depois de comer o devido brócolis, claro) enquanto você e o marido (sim, haverá um marido) curtem a comida. E sabe porque as crianças andam em carrinho em vez de correrem livres e felizes por aí? Porque, do contrário, a única coisa que restaria aos pais seria correr não tão felizes assim atrás de seus filhos sem nunca chegar a lugar algum. Esses ‘esclarecimentos’ parecem bobagem. Mas eles nos tornam uma mãe melhor e mais tranquila. O resto a gente tira de letra. Ah, e lembra aquela receitinha de guacamole que sempre fez tanto sucesso? Você vai aprender como aprimorá-la depois de se mudar para a América Central e ela vai fazer o maior sucesso no portal It Mãe :-).”

 

Receita de guacamole servido no tomate

Ingredientes

  • 02  abacates grandes levemente amassados
  • 01 tomate sem sementes picado em cubos (mais 02 tomates sem sementes cortados ao meio)
  • 1/2 xícara de coentro picado
  • 01 colher de cebola picada
  • 01 colher de azeite de oliva
  • Suco de um limão
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela grande misture o abacate, o tomate, o coentro e a cebola. Misture bem. Tempere com sal, pimenta, azeite e limão e mescle os ingredientes novamente. Distribua o guacamole nos tomates cortados e finalize com um toque extra de azeite.

Dica express: Opte por um abacate que não esteja maduro demais. A dica é pressionar a casca, que deve afundar pouco, oferecendo certa resistência. E lembre-se que você pode bater todos os ingredientes no liquidificador ou cortar pedaços maiores de acordo com seu gosto.

  • Monique dos Anjos

    Com diploma de jornalista e alma de cozinheira, a editora convidada de gastronomia do It Mãe passou a sentir a vida mais doce desde que se tornou mãe da Victoria.

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)