Siga itmae
facebook
twitter
rss
instagram
youtube
pinterest
Participe do itmãe
facebook
twitter
rss

GUIA IT MÃE - Produtos, serviços e lugares selecionados que a gente indica! CLIQUE AQUI >>

Como montar uma mesa (linda) no Natal

Publicado em 19.12.2016 | por

mesa_natal

Todos à mesa ou buffet: em primeiro lugar, defina como irá servir a ceia (Foto: Home Organizer)

Adoro receber no Natal! Gosto de gente em casa o ano todo, mas nesta época curto ainda mais. Este ano, o almoço do dia 25 será na minha casa e já estou há semanas planejando cardápio e decoração. Os convidados são quase sempre os mesmos, mas faço questão de inovar nos pratos e me divertir com a montagem das mesas. Alguém mais aí vai receber em casa no Natal e quer montar uma mesa linda sem perder seu estilo pessoal e sem gastar uma fortuna? Esse post é para vocês! A seguir, eu listo cinco passos para montar uma mesa charmosa e elegante, com a sua essência.

Passo 1: defina o estilo em que irá servir os convidados. Para eventos como Natal e Ano Novo, em geral, recebemos à americana ou à brasileira. A diferença é que no serviço americano os alimentos e bebidas ficam à disposição dos convidados numa mesa ou buffet, de forma que cada pessoa se serve quando quiser. Já no serviço à brasileira, todos jantam ao mesmo tempo, sentados à mesa. Se você vai convidar mais gente do que cabe em sua mesa de jantar, o ideal é o serviço americano. Particularmente, acho delegante deixar alguns à mesa e outros em locais como banquetas, sofás ou pufes. Simplesmente porque seria difícil para mim decidir quem teria o privilégio da mesa. Sei que sempre há exceções, mas como regra deveríamos servir à mesa apenas quando cabem todos os convidados.

Passo 2: definido o tipo de serviço, pense no estilo que quer dar à sua mesa. Será um estilo tradicional, nas clássicas cores vermelho e verde, ou você quer algo contemporâneo, mas com uma pegada de Natal? Minha dica é você ser fiel ao seu estilo pessoal de receber, pois dentro dele ficará à vontade para ousar, dar um toque natalino a algo que não seja próprio do Natal, ou simplesmente seguir à risca a cartilha do verde-vermelho e encher a mesa de porta-guardanapo de Papai Noel. Sabendo o que nos enche os olhos, fica mais fácil transitar pelas novidades e tendências sem abrir mão do nosso estilo. No meu caso, como gosto de um ar mais rústico à mesa, costumo ter todos os anos o desafio de misturar itens de fibras naturais e cerâmica (que adoooro) com os tradicionais de Natal. Mas misturo sim, e funciona!

guardanapos_mesa_natal

Rústico, moderno ou com a “cara” do Natal, tanto faz. O importante é a decoração ser fiel ao seu estilo (Foto: Home Organizer)

Passo 3: após definir o estilo da mesa, avalie os materiais que você já tem, desde pratos e copos até jogos americanos. Depois de conferir se há quantidade suficiente de todos eles, pense em como adaptá-los ao Natal e faça a lista do que precisa comprar. Eu prefiro investir em acessórios para compor com o que já tenho, em vez de gastar com itens totalmente novos. Assim economizo e ainda valorizo minha louçaria.

Passo 4: pode misturar as louças, sim! Já adiantei no passo dois que faço mistura entre meu estilo rústico e itens mais tradicionais de Natal. No entanto, além de misturar estilos (desde que funcionem bem, claro!), você pode fazer misturas mais inusitadas. Use aquelas taças herdadas da sua avó, por exemplo, que você nunca tira do armário pois são uma ou duas de cada modelo. Ou pode usar um prato diferente (mas do mesmo estilo) para cada convidado. Para fazer misturar assim, só tem uma regrinha, e é importante: um ou dois itens da mesa podem ser diferentes, mas o restante precisa ser igual, para dar uniformidade estética. Algo como pratos e taças diferentes para cada convidados, mas com jogos americanos, guardanapos e talheres iguais. Pode parecer difícil, mas não é não. Vá fazendo uns testes e vendo o que funciona.

No mais, minha última dica é: não importa o que for servir para comer e beber. Porém, tem de servir na temperatura perfeita. Se for champanhe, gelada. Se for caipirinha, com muito gelo. Se for risoto, quente. Faz muita diferença para o paladar e fará com que seus convidados se lembrem com água na boca da ceia incrível que você ofereceu a eles.

Boas festas!

Siga a gente no Instagram: @itmae

Gostou do post?

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

Tags:, , , , , , , , , ,
Você também pode gostar de:

Efeito caixa é tendência na decoração

Panqueca doce para o café da manhã

Dicas para colocar mais cor na sua casa!

Quem faz
Ingrid Lisboa

Ingrid Lisboa

Para a mãe do Emiliano e criadora da consultoria Home Organizer, o segredo de uma casa em ordem é descomplicar. Ela escreve no canal Tudo organizado

Nossa seleção especial está aqui!
Encontre produtos, serviços e espaços indicados pelo It Mãe!

Clube It Mãe

Deixe seu e-mail e fique por dentro das novidades!

itmãe 2017 - Todos os direitos rervados