Ceia de Natal divertida e saudável para as crianças


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe

fruta_arvorenatal_pequenogourmet  

Elas vão adorar essa árvore de Natal feita com frutas de sobremesa (Foto: Pequeno Gourmet)

Na ceia de Natal o seu filho mal repara na comida? Normal, afinal a ansiedade pela espera do Papai Noel é maior! E, para piorar, nem todos os pratos finos servidos nessa época do ano agradam aos pequenos. Pensando nisso, o site Pequeno Gourmet criou um cardápio especial para a ocasião.

Uma das sugestões é fazer uma receita muito popular nos Estados Unidos, chamada stuffing. É uma espécie de farofa de pão, que pode ser usada para rechear o peru, por exemplo. “Mas pode ser saboreada para acompanhar uma salada, um grelhado”, sugere Camila Verdeja, criadora do site. Segundo ela, a receita costuma fazer sucesso entre as crianças. E para sobremesa? Que tal colorir a mesa com pratinhos divertidos feitos com fruta? Se ficou com vontade de provar tudo, anote as receitas a seguir.

Stuffing (recheio) de maçã com alho-poró e sálvia

Preparo: 55 minutos
Rendimento: 8 pessoas

Ingredientes:
– 6 xíc. de pão integral amanhecido ou tostado em cubinhos (aqui foi usado o pão tipo bagel, mas pode ser com o francês, de forma ou italiano para variar);
– 1 cebola picada;
– 1 talo de salsão picado;
– 1 talo de alho-poró picado;
– 2 maçãs grandes ou 3 pequenas sem casca picadinha;
– folhinhas de sálvia picada;
– 2 ovos batidos;
– 1 col. de sobremesa de manteiga sem sal;
– 1 col. de sobremesa de azeite de oliva;
– 1 xíc. de molho do próprio assado ou caldo de galinha ou legumes;
– Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180º C. Enquanto isso, derreta a manteiga com o azeite em uma frigideira grande e funda em fogo médio. Acrescente a cebola, o salsão e as folhinhas de sálvia picadas. Deixe refogar por dois minutinhos. Coloque o alho-poró e a maçã e deixe refogar por mais dois minutos. Acrescente o molho ou caldo e deixe ferver. Desligue o fogo e coloque a mistura em um bowl junto com os ovos batidos e o pão em cubinhos. Tempere com sal e pimenta. Depois, coloque em uma forma untada com manteiga, cubra com papel alumínio e leve ao forno por quinze minutos. Descubra e deixe assar por, aproximadamente, mais quinze minutos ou até ficar douradinho. Sirva como acompanhamento, mas se a ideia for rechear o peru, é só pular a etapa de assar o recheio!

stuffing_natal_pequenogourmet

O stuffing (farofa de pão) pode acompanhar um grelhado ou uma salada (Foto: Pequeno Gourmet)

Árvore de Natal de frutas

Preparo: 5 minutos
Rendimento: uma árvore

Ingredientes:
– 3 kiwis;
– 4 pitangas;
– 6 mirtilos;
– 1 cacho de uvas;
– 1 colher de sopa de semente de romã.

Modo de preparo:
Descasque os kiwis e corte-os em formato semicircular. Posicione os pedacinhos até formar a árvore. Decore com as sementes de romã, os mirtilos e as pitangas. Disponha as uvinhas formando a base da árvore. Finalize com uma estrela na ponta. Uma opção para esta decoração é um fatia de carambola. Fica uma graça!

fruta_natal_pequenogourmet

Morango ou gorro do Papai Noel? (Foto: Pequeno Gourmet)

Gorro do Papai Noel com frutas

Preparo: 5 minutos
Rendimento: 4 gorrinhos

Ingredientes:
– 4 fatias de bananas;
– 4 morangos;
– 4 uvas-passas;
– 4 palitinhos de dente.

Modo de preparo:
Limpe os morangos e corte as bases. Espete cada um em um palito de dente, em seguida espete a banana na parte de baixo e a uva-passa na parte de cima. Pronto: lindo e delicioso!

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)