6 receitas para quando não há (quase) nada na geladeira


Natália Folloni
por: Natália Folloni

15472558_xxl

(foto: 123RF)

Sabe aquele dia em que você não tem praticamente nada na geladeira e precisa cozinhar alguma coisa rápida – e gostosa, né! – para a refeição? A gente separou 6 receitas fáceis e práticas para você fazer na véspera da ida ao mercado ou ao hortifruti. As dicas são de Priscilla Moretto (proprietária da marca de comidinhas orgânicas Tangerine Petit), Bruno Hoffmann (chef do restaurante Vito em São Paulo), Luanda Gazoni (editora do site Torrada Torrada), Thais Ventura (chef e criadora do site As delícias do Dudu) e Mayra Abbondanza (consultora de alimentação infantil).

Batata Rosti + ingredientes da dispensa (Priscilla Moretto)

Ingredientes: 5 batatas (de preferência asterix) de tamanho médio com casca, 1 colher de sopa de azeite, sal e pimenta a gosto.

Ideias de ingredientes para o recheio: Espinafre refogado com queijo, ricota temperada, frango desfiado com requeijão, queijo branco, tomate e manjericão ou atum com cebola.

Como fazer: Cozinhe a batata inteira com casca por 15 minutos e deixe esfriar. Se quiser acelerar, pode colocar na geladeira. Descasque e rale no ralador. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe escorrer um pouco num escorredor, apertando um pouco com as mãos. Esquente uma frigideira de fundo grosso e coloque o azeite. Quando estiver quente, adicione as batatas e as espalhe bem pela frigideira. Ao dourar na parte debaixo, com a ajuda de um prato, vire-a para cozinhar do outro lado. Também dá para usar aquelas frigideiras de omelete. Você vai deixar em média oito minutos de cada lado ou até dourar bem. Os recheios vão na hora de montar as batatas na frigideira. Coloque metade da batata ralada na frigideira, depois o recheio a gosto e, então, restante da batata por cima até tampar o recheio. Deixe fritar de um lado até dourar e, em seguida, vire para dourar do outro lado também.

Arroz com frango e cúrcuma (Priscilla Moretto)

Ingredientes: 1 xícara de arroz de ontem, 1/2 filés de frango cortado em cubos (pode ser carne vermelha se preferir), 1/2 colher de sopa de azeite, 1/2 dente de alho, legume ou verdura que tiver na dispensa (abobrinha, tomate, escarola e etc.), 1 pitada de cúrcuma, sal a gosto, salsinha ou cebolinha ou coentro.

Como fazer: Numa panela, refogue o azeite com cebola e alho, coloque os cubos de frango, deixe fritar uns 5 minutos. Acrescente a cúrcuma e o sal. Inclua a verdura ou legume disponível e deixe cozinhar até que fiquem macios. Se for necessário, coloque um pouco de água. Quando estiverem cozidos, acrescente o arroz e misture até ficar bem homogêneo e até que o arroz fique aquecido. Nesse momento, pode acrescentar um pouco de água, se necessário, e aproveite para acertar o tempero. Assim que estiver aquecido, coloque o temperinho (salsinha ou cebolinha) e sirva.

Macarrão rápido de forno (Bruno Hoffman)

Ingredientes: 300 g de fusili, 150 g de presunto, 300 g de queijo muçarela (ou queijo minas cortado em tiras finas), 1 cebolas, 4 tomates cortados em cubos, 4 colheres de maionese, 60 g de farinha de rosca, 40 g de manteiga, 40 g de azeitonas verdes, orégano a gosto, sal a gosto, azeite.

Como fazerCozinhar a massa em abundante água fervente com sal. Enquanto isso, saltear em uma frigideira a cebola juntamente com o presunto e reservá-los. Quando a massa estiver cozida, escorrer e juntar todos os ingredientes com exceção da farinha de rosca e mexer. Acertar o sal e em seguida dispor o macarrão em uma assadeira. Colocar a farinha de rosca por cima e levar ao forno por aproximadamente 5 minutos em forno pré-aquecido a 200˚ C.

Nhoque de Mandioquinha (Luanda Gazoni)

Ingredientes: Mandioquinha, tomate, manjericão, alho, azeite, açúcar, farinha, pimenta-do-reino e sal a gosto.

Como fazer: Descasque a mandioquinha. Embrulhe a mandioquinha em papel alumínio (com a parte brilhante pra dentro e a fosca pra fora). Ponha numa assadeira e coloque no forno por 180˚ C e 200˚ C por 45 minutos (ou até amolecer). Amasse a mandioquinha ainda quente com um garfo. Tempere com um pitada de sal e um pouco de pimenta-do-reino. Separe a mandioquinha e deixa-a esfriar. Molde a massa da mandioquinha, passando-a em um pouco de farinha (faça rolinhos com os dedos e depois bolinhas no formato de nhoque). Separe. Para fazer o molho de tomate, corte os tomates em cubos do tamanho que você quiser. Numa frigideira, coloque azeite, alho (deixe dourar), jogue o tomate, o manjericão, sal e pimenta-do-reino. Deixa cozinhar por 10 a 15 minutos, até começar a desmanchar e virar um molho. Para “corrigir” a acidez, acrescente um pouquinho de açúcar. Numa frigideira, coloque azeite e os nhoques. Deixa selar. Monte os nhoques num prato e acrescente o molho.

Obs.: caso você prefira, ao invés de usar mandioquinha, pode usar batatas (fazendo um nhoque de batata).

Omelete de Abobrinha (Thais Ventura)

Ingredientes: 1 ovo, tomate picado, manteiga, salsinha e cebolinha a gosto e abobrinha ralada no ralo fino.

Como fazer: É super simples. Bata o ovo e depois coloque-o numa frigideira, junto com um pouco de manteiga. Coloque a quantidade desejada de tomate, abobrinha e cheiro verde. Doure o omelete de um lado e depois doure do outro. Aí é só servir!

Torta de tomate com queijo (Mayra Abbondanza)

Ingredientes da massa: 2 ½ xícaras de farinha de trigo, 150g de manteiga sem sal gelada picada, ½ colher de sopa  de sal, 1 ovo e 3 colheres de sopa (45ml) de água (se necessário).

Ingredientes do recheio: 3/4 de xícara de queijo de cabra fresco ou cream cheese, 1 ovo, 2 colheres de chá de raspas de limão, 1/3 xícara de creme de leite fresco, 1 pitada de sal, 12 tomates*, azeite, vinagre balsâmico, sal e pimenta a gosto e 1/3 xícara de salsinha picada.

Como fazer: Misture a farinha e os ovos. Coloque a manteiga em pedacinhos, aos poucos, até obter uma massa homogênea (se necessário coloque a água até a massa ficar lisa). Faça uma bolinha e reserve na geladeira. Pré-aqueça o forno a 180° C. Abra a massa de torta sobre a forma. Bata com um fouet o queijo, o ovo, as raspas de limão, o creme de leite e o sal, até ficar homogêneo. Espalhe uniformemente sobre a massa. Com uma faca, faça um pequeno buraquinho na parte de cima de cada um dos tomates, em volta do centro. Coloque os tomates sobre o recheio (um ao lado do outro, ao longo da assadeira) pressionando até que encostem no fundo da forma. Tempere os tomates com sal e pimenta. Preencha o buraquinho que fez nos tomates com um pouco de azeite e um pouco de vinagre balsâmico. Asse até que os tomates murchem e o recheio fique dourado, cerca de 45 minutos. Deixe esfriar por 20 minutos, polvilhe com salsinha picada e sirva.

*OK, talvez você não tenha tanto tomate assim sobrando em casa. Pode fazer com seis unidades ou, então, preparar meia receita.

  • Natália Folloni

    Nossa repórter adora crianças e acredita que uma mulher pode ser a melhor mãe do mundo sem abrir mão de sentir-se linda e realizada

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)