Quarto montessoriano (lindo!) para meninas


Dani Mataresi
por: Dani Mataresi

(Foto: Lilibee)

Criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori (1870-1952), o método montessoriano incentiva a autonomia da criança em todos os sentidos, incluindo o ambiente por onde ela circula. Esse tipo de pedagogia fez tanto sucesso, que foi levado por arquitetos, decoradores e designers de interiores para dentro de casa, em especial ao quarto do bebê. A seguir, mostro para vocês um quarto de menina (lindo!) da Lilibee inspirado nessa linha, confira!

Um dos princípios para construção de um quarto montessoriano é o uso da cama no chão, com o objetivo da criança se tornar mais independente para ir e vir desde cedo. A prática pode ser adotada cedo, mesmo antes do baby aprender a andar, substituindo o berço.

A cama deve ser colocada no chão para estimular a independência da criança (Foto: Lilibee)

Sendo assim, a maior parte dos móveis que o pequeno puder acessar, como livros, devem estar ao alcance das mãos. O mesmo vale para os brinquedos, que neste projeto estão espalhados pelo quarto, mas podem ser guardados também no baú ao lado da cama.

Nesse cantinho, os livros ficam ao alcance das mãos da criança (Foto: Lilibee)

A ideia é adotar o ponto de vista da criança. Por isso, as prateleiras são instaladas na altura dela. O espelho, além do uso de cores alegres, serve para estimular os sentidos visuais. A barra próxima ao espelho também ajuda a criança a se locomover pelo quarto quando estiver aprendendo a caminhar.

O espelho, que estimula os sentidos visuais, é outro item que completa o quarto montessoriano (Foto: Lilibee)

  • Dani Mataresi

    Designer e mãe da Maria Julia e do Rafael. Sócia fundadora e diretora de criação da Lilibee, marca especializada em quartos e produtos para bebê e criança. Acredita que um bom projeto/produto, deve aliar design, alta qualidade e preço competitivo!

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)