Como iluminar a sua casa


Ana Cláudia Pastina e Paola D'Eva Durço
por: Ana Cláudia Pastina e Paola D'Eva Durço

No quarto, coloque uma luz indireta próxima à cabeceira (Foto: Officina44)

Uma boa iluminação pode transformar completamente um ambiente, tanto na estética quanto na funcionalidade. Alguns pontos importantes que devem ser pensados são: a posição dos pontos de luz, o tipo de luminária e a cor da lâmpada utilizada, de acordo com as necessidades específicas de cada ambiente. Ficou confusa? A seguir, damos algumas dicas de como iluminar cada espaço da sua casa, do quarto ao banheiro.

Living
É normalmente um ambiente multifuncional, então o ideal é setorizar os pontos de iluminação, acionando-os separadamente. Aqui vale escolher alguns móveis para destacar, como uma mesa de centro, um aparador ou o móvel da TV, além dos objetos de decoração, quadro e espelhos. É aconselhável usar uma luz mais quente (amarelada), que não esquente como o Led. Pense também em pontos de luz indireta, como abajur e luminária de piso, para deixar o ambiente mais aconchegante.

Na sala, coloque pontos de luz indireta, como luminárias de piso, para deixar o ambiente mais aconchegante (Foto: Officina44)

Sala de Jantar
Um lustre de destaque sobre a mesa valoriza a decoração e torna a iluminação mais focada durante as refeições. Vale lembrar que o tamanho do lustre deve ser proporcional ao tamanho da mesa e do ambiente, ok? Se o espaço comportar, pode-se acrescentar também outros pontos, destacando, por exemplo, o buffet.

O lustre sobre a mesa da sala de jantar valoriza o espaço (Foto: Officina44)

Cozinha
Por ser um ambiente de trabalho, o melhor é usar uma luz mais fria, priorizando os locais que requerem mais luminosidade – como as bancadas. Além disso, garanta uma iluminação mais geral nos locais de circulação.

Na cozinha, o melhor é usar luz fria, por ser um local de trabalho (Foto: Officina44)

Banheiro
O ideal é ter uma luz geral, que pode ser mais fria, e outra mais focada e amarelada próxima ao espelho da bancada para os cuidados do dia a dia, como fazer a maquiagem ou a barba. Se possível, é bacana também colocar mais um ponto de iluminação com lâmpada apropriada dentro do box.

No banheiro, use uma luz geral e outra focada sobre a bancada para os cuidados do dia a dia (Foto: Officina44) 

Quarto
O espaço requer uma iluminação geral e outra indireta próxima à cabeceira da cama, seja abajur, arandela ou fita de Led atrás da cabeceira. Se o quarto for muito grande, vale acrescentar outros pontos próximos aos armários. Para trazer mais conforto, use sempre lâmpadas amarelas.

  • Ana Cláudia Pastina e Paola D'Eva Durço

    As arquitetas são sócias do escritório OFFICINA44. Ana é mãe do Vinicius, e Paola do João Pedro e da Maria Clara

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)