7 passos para iniciar uma reforma


Ana Cláudia Pastina e Paola D'Eva Durço
por: Ana Cláudia Pastina e Paola D'Eva Durço
Arquitetas sócias do escritório OFFICINA 44

reforma_officina44_depoisII

A decoração e o mobiliários são as últimas etapas da reforma (Foto: Officina44) 

Começo de ano é uma ótima época para repaginar a sua casa. Se você esta pensando em reformar e não sabe por onde começar, listamos algumas dicas importantes que devem ser consideradas antes de iniciar a obra.

1) Planejamento

É importante definir antes de qualquer coisa o que será feito, o escopo da reforma e o budget disponível. Simples assim.

2) Contratar um arquiteto

Recomendamos que você consulte um arquiteto para fazer o projeto. Além de aprimorar o planejamento da obra, o profissional vai ajudá-la a definir custos, prazos e execução, sem comprometer a estrutura do imóvel. Apesar de ser um custo a mais, o auxílio de profissionais evita gastos desnecessários e pode compensar o investimento, uma vez que a execução é feita da melhor forma possível e impacta todas as etapas seguintes.

reforma_officina44_antes1 
O primeiro passo da reforma é calcular o orçamento. Na imagem, o “antes” do ambiente acima (Foto: Officina44)

3) Compra de material e contratação de mão de obra

Com o projeto já completo, é hora de pesquisar os custos dos materiais e mão de obra especializada. É importante estar com tudo comprado e contratado antes do início da obra, evitando assim atrasos desnecessários.

4) Definir etapas

Para facilitar o planejamento, é essencial que seja feito um cronograma da obra definindo-se a ordem da execução de cada serviço a fim de evitar retrabalho e gastos extras. Em geral, esta é a logística de uma obra: demolição, infraestrutura de elétrica e hidráulica, regularização de pisos e paredes, assentamento ou instalação dos revestimentos, forro e detalhes de gesso, instalação das luminárias, masseamento e pintura, montagem da marcenaria, retoques de pintura, limpeza e, por fim, entram o mobiliário solto e os itens de decoração.

5) Controle de qualidade

Fique atenta à execução dos trabalhos para garantir a qualidade do serviço. Guarde também contratos, notas fiscais de compras, recibos e orçamentos para evitar dores de cabeça. E deixe o pagamento da parcela final (principalmente da mão de obra) para ser feito após este controle.

reforma_officina44_antes

Um cronograma da obra deve ser feito antes de começar o trabalho para definir a ordem da execução de cada serviço (Foto: Officina44) 

6) Limpeza

Exija limpeza no decorrer da obra – e organize também o espaço para guardar o material e evitar desperdício. Com a obra finalizada, a equipe contratada deve fazer uma limpeza pós-obra, deixando o local habitável e pronto para receber os móveis e moradores.

reforma_officina44_depois

Fique atenta aos prazos de entrega dos móveis e itens de decoração, pois nem todas as lojas têm serviço de pronta entrega (Foto: Officina44)

7) Mobiliário e decoração

Os móveis e itens de decoração devem entrar após o término e limpeza da obra. Fique atenta aos prazos, pois nem tudo que você precisar pode ser encontrado no mercado com serviço de pronta entrega.

logo-officina

  • Ana Cláudia Pastina e Paola D'Eva Durço

    As arquitetas são sócias do escritório OFFICINA44. Ana é mãe do Vinicius, e Paola do João Pedro e da Maria Clara

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)