7 ideias para tornar a sua casa mais espaçosa


Ana Cláudia Pastina e Paola D'Eva Durço
por: Ana Cláudia Pastina e Paola D'Eva Durço

Espaços integrados dão amplitude aos ambientes (Foto: Officina44)

Hoje em dia, os imóveis de maneira geral estão ficando cada vez menores. E depois que temos filhos parece que a nossa casa diminui ainda mais! São tantos acessórios, fraldas e brinquedos para guardar, não é mesmo? Mas sempre é possível liberar espaço – e renovar as energias, diga-se – com algumas medidas simples. A primeira regra, claro, é evitar o acúmulo de objetos desnecessários. Por isso, sempre que possível, faça uma “faxina” nas coisas, tanto suas quanto das crianças, que não usou nos últimos doze meses. Além disso, algumas dicas de design e decoração também ajudam, e muito, a ganhar espaço nos ambientes. Confira!

1) Melhor ter poucos móveis grandes do que muitos móveis pequenos. O ambiente ficará mais limpo e com uma melhor circulação. Vale lembrar que mesa de centro, por exemplo, só deve ser colocada se a sala for ampla, caso contrário pode diminuir demais o ambiente.

Para ganhar espaço, melhor ter um móvel grande do que vários pequenos (Foto: Officina44)

2) Prateleiras e nichos são ótimas opções para liberar o espaço no chão. Elas podem se transformar em objetos de decoração, se forem bem arrumadas e, de quebra, ainda acomodar os brinquedos das crianças.

Prateleiras e nichos “liberam” o chão e ainda acomodam objetos (Foto: Officina44)

3) Pufes, banquetas e garden seats não ocupam muito espaço e são fáceis de acomodar. Além de decorar, podem ser usados para assentos quando for receber os amigos ou brincar com as crianças.

Nessa varanda, o garden seat decora e acomoda os convidados sem ocupar muito espaço (Foto: Officina44)

4) Espelhos sempre ampliam os ambientes. Para locais pequenos, opte pelos modelos maiores e lisos.

Espelhos: um truque clássico e certeiro para tornar a sala maior (Foto: Officina44)

5) Móveis sob medida e multifuncionais se adequam às necessidades de cada espaço. Por isso, muitas vezes, vale investir em móveis de marcenaria bem projetados.

Vale a pena investir em bons móveis sob medida, se você tiver a casa pequena (Foto: Officina44)

6) Espaços integrados são uma boa opção para aumentar os ambientes. Uma cozinha muito pequena quando é aberta para a sala, por exemplo, amplia os dois ambientes. Mas lembre-se que o ideal é sempre consultar um profissional habilitado para este tipo de reforma.

7) Use o mesmo piso para unificar e, assim, ampliar os ambientes. Se o imóvel for pequeno, tente escolher um único piso para a sala e os quartos por exemplo. Tons claros e neutros também causam a impressão de que o ambiente é mais espaçoso.

O mesmo piso unificando os ambientes também dá a sensação de amplitude (Foto: Officina44)

  • Ana Cláudia Pastina e Paola D'Eva Durço

    As arquitetas são sócias do escritório OFFICINA44. Ana é mãe do Vinicius, e Paola do João Pedro e da Maria Clara

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)