Como organizar sapatilhas e rasteiras no armário


Ingrid Lisboa
por: Ingrid Lisboa
Especialista em organização residencial e pessoal, consultora e palestrante
(foto: divulgação/Home Organizer)
 
Não sei quanto a você, mas sapatos são um dos xodós do meu closet. Não faço o estilo fashionista nem sou louca por compras (ao contrário, compro sempre de acordo com o que preciso), mas me preocupo muito em como cuidar deles para que estejam em bom estado pelo maior tempo possível. Afinal, não adianta investir num bom par de sapatos e cuidar mal, certo? E um dos cuidados com os sapatos é a organização adequada, especialmente quando temos pouco espaço.
 
Mas já reparou como às vezes focamos em organizar melhor os sapatos de salto (que as mulheres amam!) e nos preocupamos menos com as sapatilhas e rasteiras? Tanto que é super comum nós chegarmos na casa de nossas clientes para uma organização de closets e encontrarmos muitas sapatilhas e sandálias flat arranhadas, amassadas e até deformadas, principalmente quando a cliente tem sapateira pequena.
 
O fato é que, por serem mais baixas e ocuparem menos espaço na altura do armário, é comum que a gente queira aproveitar melhor o móvel com os sapatos de salto, deixando o espaço para as sapatilhas e rasteiras cada vez mais reduzido. Por isso, quero dar uma dica prática para quem tem pouco armário e várias rasteiras e sapatilhas para organizar. A primeira parte da organização é fazer o descarte das peças que você não usa mais, não gosta mais ou estão em mau estado. Depois disso, hora de aproveitar melhor o espaço:
 
O organizador mais adequado quando há mais sapatilhas e rasteiras do que armário disponível é um cesto organizador. Pode ser um cesto de qualquer material, tipo ratã, plástico ou cartonado com forração. Você escolhe o cesto que gostar mais, pois aqui o importante é a função e não o material, ok? Aí usamos o cesto organizador de duas formas: 
 
1) Colocando as sapatilhas na posição vertical: nesta opção você precisará de um cesto de cerca de 20 x 30 x 12 a 15 cm de altura. Para organizar basta colocar as sapatilhas (ou as rasteiras) de forma que fique um par na frente do outro (foto).
 
2) Colocando as rasteiras na posição horizontal: nesta opção você precisará de um cesto de cerca de 30 x 40 x 6 a 8 cm de altura. Ou seja, é um cesto retangular, porém mais baixo que o da foto deste post. Para organizar, você precisa juntar as solas dos chinelos ou rasteiras e depois colocar estes pares lado a lado, dentro do cesto, na posição horizontal. Não será possível organizar todas as rasteiras desta forma pois algumas tem detalhes que inviabilizam grudar uma sola na outra. Mas garanto que você já vai conseguir economizar bastante espaço.
 
Fiz esse vídeo que vai ajudar você a entender melhor ainda como fazer essa organização. Clique aqui e assista!
 
 
Quer mais dicas de organização? Segue o Instagram @ingridlisboa.homeorganizer
 
 
 
 
  • Ingrid Lisboa

    Para a mãe do Emiliano e criadora da consultoria Home Organizer, o segredo de uma casa em ordem é descomplicar. Ela escreve no canal Tudo organizado

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)