Siga itmae
facebook
twitter
rss
instagram
youtube
pinterest
Participe do itmãe
facebook
twitter
rss

GUIA IT MÃE - Produtos, serviços e lugares selecionados que a gente indica! CLIQUE AQUI >>

Como manter uma relação de confiança com a babá

Publicado em 31.03.2014 | por

Estabelecer uma relação de confiança com a profissional que cuida dos seus filhos é essencial para qualquer mãe. Afinal, a gente quer mais é poder ficar tranquila em relação aos cuidados, ao bem-estar e ao desenvolvimento da criança enquanto estamos trabalhando.

Mas como você consegue chegar a esse nível de relacionamento com a babá? Segundo a psicóloga infantil Anna Volpe, essa relação começa mesmo antes da contratação, quando a mãe está escolhendo quem realizará esse tão importante papel.  “Informar-se sobre a formação e experiência da babá e checar referências são passos essenciais na seleção  dessa pessoa tão importante na vida da sua família”, explica a especialista.

De acordo com a psicóloga, perguntas mais específicas e detalhadas ajudam a perceber se ela tem o perfil que você deseja. “Pergunte por que ela decidiu trabalhar com crianças, por exemplo”. E acione seu feeling (sim a gente precisa recorrer a ele também) para perceber se ela está sendo sincera. Será que os olhos dela brilham quando ela fala de crianças? E as informações que ela passa sobre a própria vida são coerentes? Ative toda a sua capacidade de percepção nesse momento. Não tenha medo nem vergonha de perguntar o que acha relevante.Procure fazer a entrevista inicial em lugar calmo e em um momento em que possa dar toda atenção à candidata. Seu marido também pode estar junto para ajudar você a decidir.

Depois de contratar, procure passar os primeiros dias ao lado da babá para observar como é a maneira que ela cuida a criança, dá banho, alimenta, brinca… Não pode ficar com a babá porque trabalha o dia todo? Uma ideia é contar com a ajuda de alguém em quem você confia (sua mãe ou sua sogra, por exemplo).  Outra ideia é fazer um fim de semana de teste antes de contratar, pagando um valor acertado previamente. O importante nesse momento é observar e então alinhar com ela como é que você deseja que ela faça. Na hora de dar esse feedback inicial, aponte primeiro o que gostou (para motivá-la) e depois mostre o que gostaria que fosse diferente. “Os erros precisam ser apontados, discutidos e corrigidos, assim como os acertos têm que ser exaltados”, conta.  é você que tem de definir a rotina do seu filho. “Por mais que a babá seja experiente, é você quem deve estar no comando”.

Outro ponto importante: avalie se o modo de ela cuidar corresponde ao que você deseja da babá: brincalhona, cuidadosa, carinhosa? O tom dos cuidados enquanto você estiver fora tem de ser mais próximo do que considera importante para ele.

Por fim, também dê atenção ao comportamento do seu filho. Ele está bem e feliz com a babá? “É importante que a criança desenvolva um laço com a babá para que ela realize bem o seu papel”, diz Anna. E você também precisa desenvolver um laço com ela, deixando um canal aberto para que ela fale sobe o comportamento do bebê ou da criança. É importante frisar que ela é a sua fiel escudeira e parceira na educação do seu filho. Ela precisa ouvir que você conta com ela e espera responsabilidade. E conversas olho no olho (não só no começo, mas sempre) são o melhor canal para você se certificar de que pode confiar.

 

Siga a gente no Instagram: @itmae

Gostou do post?

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

Tags:, , , , ,
Você também pode gostar de:

Organização total na brinquedoteca

Efeito caixa é tendência na decoração

Panqueca doce para o café da manhã

Quem faz
Daniela Folloni

Daniela Folloni

Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Nossa seleção especial está aqui!
Encontre produtos, serviços e espaços indicados pelo It Mãe!

Clube It Mãe

Deixe seu e-mail e fique por dentro das novidades!

itmãe 2017 - Todos os direitos rervados