As funções da babá de acordo com a idade da criança


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe

As funções que a babá terá ao longo do dia variam de acordo com a idade da criança. Afinal cada fase requer algumas habilidades específicas. Se você já tem uma funcionária, é natural fazer ajustes nas funções dela conforme o tempo passa. Além de ser uma pessoa de confiança, cuidadosa, alguém com quem a criança e os pais possam contar, a profissional deve ter a capacidade de atender as necessidades dos pequenos e de se adaptar a cada etapa da vida deles.

Não existe uma regra das tarefas exatas que a babá deve desempenhar de acordo com a idade da criança, mas a psicóloga Anna Gabriela Rodrigues, de São Paulo, especialista em comportamento infantil, descreveu o que os pais devem esperar dela em cada fase do crescimento de seus filhos.

0 a 1 ano 
Babás de recém-nascidos e crianças de até um ano precisam ser, antes de tudo, cuidadosas e calmas. A profissional precisa ser experiente para carregar e trocar o bebê e atendê-lo com urgência nos períodos de choro e incômodo. No caso de crianças prematuras, algumas agências recomendam uma babá-enfermeira, mais preparadas para auxiliar os pais nos cuidados com a saúde.

1 a 3 anos
É a fase em que a criança começa a engatinhar e andar, logo, precisa de uma babá que a estimule nesses primeiros movimentos, mantenha o ambiente seguro e seja muito atenta na hora de acompanhá-la para evitar os perigos dos passinhos em falso, desequilíbrios, obstáculos ou objetos que ofereçam riscos.

4 a 6 anos
Nesse momento, a criança precisa de uma babá companheira, que participe das brincadeiras, oriente na alimentação e leia histórias. Deve ser uma pessoa com quem os pequenos gostem de se divertir e aprender. O pais precisam alinhar com a profissional como desejam que sejam respondidas as dúvidas que surgem nessa idade.

Depois dos 6
É quando a babá, além de ser companheira , precisa acompanhar de perto o comportamento e o desenvolvimento da criança, sendo apta a organizar a agenda e a rotina dos pequenos, como horários de refeição e cama, orientar como ficar pronto no horário certo para a escola, reservar um tempo do dia para a lição de casa e se assegurar de que eles não percam seus compromissos, como cursos e aulas extras.

 

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)