STF julga medida que restringe acesso a tratamentos médicos de alto custo


Isabel Malzoni
por: Isabel Malzoni

187a8771

Famílias de portadores de doenças graves estão se mobilizando contra a votação (Foto: Divulgação)

Qualquer uma de nós pode se colocar no lugar de uma mãe que recebe a notícia da doença grave e rara de seu filho. Não há necessidade de falar sobre as dúvidas, o luto, as dificuldades. É seguro dizer que esse é um dos maiores medos de qualquer pai. O outro medo que nos aterroriza é descobrir que seu filho, ou outro ente querido, não poderá ter acesso ao tratamento médico que lhe salvaria a vida. Pois o Supremo Tribunal Federal (STF) vai votar amanhã (27), em caráter de urgência e sem avaliar a opinião da população, duas medidas que poderão tornar ainda mais difícil a vida desses pais e pacientes, de maneira radical. Uma das medidas visa eximir o governo da responsabilidade de arcar com medicamentos de alto custo, mesmo em casos de vida ou morte. A outra quer proibir a importação de medicamentos, muitas vezes essenciais em casos de doenças raras, como alguns tipos de câncer. Com o objetivo de impedir essas mudanças, que economizariam dinheiro para os cofres públicos, mas condenariam algumas milhares de pessoas à morte, organizações que cuidam dos direitos pedem apoio e a assinatura do abaixo-assinado que será levado ao STF. Por que você deve apoiar e assinar?

#STFMinhaVidaNãoTemPreço

As medidas a serem votadas no STF são tão controversas que reuniram manifestantes em 17 cidades do país no último final de semana., com faixas e cartazes que lembram a constituição: “A saúde é direito de todos e dever do Estado”. Eles já conseguiram angariar mais de 200 mil assinatura no abaixo-assinado que diz não a essas medidas. Mas a meta é de 500 mil assinaturas, e é aí que entra a nossa participação. Hoje (27), acontecerá ainda a partir das 22 horas uma vigília em frente ao STF, para sensibilizar os ministros para as questões envolvidas nessa decisão.

  • Isabel Malzoni

    É jornalista e sócia da Editora Caixote, que publica livros infantis interativos, como Pequenos Grandes Contos de Verdade, finalista do Prêmio Jabuti. Mãe de Diego, divide-se entre os cuidados com o bebê, descobertas culinárias e muitos, muitos textos

    Isabel Malzoni é

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)